09 JUL 2020
Prefeitura de Lins faz homenagem aos Pracinhas da Revolução de 1932

Na manhã desta quinta-feira (09), o Prefeito Edgar de Souza, acompanhado pelo vice-prefeito, Carlinhos Daher, também pelo vereador Ademir Chiarapa, o Coronel do 37.º BIL, Romar Lira e o 1.º Tenente Marçal da Policia Militar participaram de  homenagem aos soldados constitucionalistas da revolução de 1932.

A solenidade foi realizada junto ao Mausoléu do Soldado Constitucionalista na Praça Joaquim Piza, onde estão sepultados três dos quatro voluntários homenageados, são eles, Vitoriano Borges, Mário Camargo, Rosalino Silva e João Batista de Araújo.

O feriado, comemorado apenas no estado de São Paulo, é uma homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932, um dos acontecimentos mais marcantes do Brasil.

Este ano, porém, devido à pandemia do coronavírus, o feriado foi antecipado para o dia 25 de maio como uma tentativa de incentivo ao isolamento e, para evitar aglomerações. O prefeito Edgar de Souza destacou a importância da homenagem que representa um marco para a cidade, revivendo a memória de todos que batalham por um país melhor através da Revolução de 1932. “Temos que manter viva a Revolução de 32, que nos trás valores importantes”, afirma.

Sobre a Revolução de 1932

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado ocorrido em São Paulo (na capital e no interior), que teve início no dia 9 de julho e durou até o mês de outubro, contando com o apoio de estudantes, intelectuais e políticos, que tinham como objetivo impedir a continuação do governo provisório de Getúlio Vargas, exigir uma nova Constituição e eleições presidenciais. O conflito terminou com a rendição do Exército Constitucionalista em 2 de outubro e com um total de 934 mortos.

O resultado dessas ações é que a revolta civil fez com que o governo acabasse com o perfil revolucionário do regime em maio de 1933, quando foram realizadas eleições para a Assembléia Nacional Constituinte, que mais tarde elaboraria a Constituição de 1934, responsável por trazer novidades, como a instituição do voto feminino e da Ação Popular.

Foi o Projeto de Lei nº 710/1995 que deu origem à Lei Estadual nº 9.497, de 5 de março de 1997, na qual foi instituído o 9 de julho como feriado no estado de São Paulo.