Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura de Lins
Acompanhe-nos:
Facebook
Youtube
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
10
10 MAR 2020
EVENTOS
Sessão Solene presta homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Na última sexta-feira (06), o Prefeito, Edgar de Souza participou na Câmara Municipal da Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.  A homenageada da noite foi a Sra. Maria Kazue Mori que recebeu o Diploma de Mulher do Ano “Rejane de Paiva Casadei”, como símbolo da mulher linense e pelos relevantes serviços prestados à comunidade. 

A autora do projeto de lei para a escolha da homenageada foi a vereadora, Fátima Domingues.

Edgar parabenizou a Mulher do Ano e destacou a importância da homenagem, "belíssima escolha, a Maria é mulher guerreira, presente e muito sorridente, justíssima homenagem", disse.

Maria Kazue Mori

Nascida em São Paulo, no dia 05 de agosto de 1949, Maria é filha dos imigrantes japoneses, Masahari Mori e Shizu Matsuda Mori. Cursou o primário no Colégio Estadual Escola Normal de Lins - CEEN, onde se formou em 1961. Terminou o ginasial em 1966, no Ginásio Industrial Estadual Fernando Costa e o colegial de Formação de Professores Primários, No Instituto de Educação Ialense, concluído em 1969.

Licenciou-se na Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras de Lins, no curso de Desenho e Plástica, no ano de 1973. Concluiu a Licenciatura e Educação Artística na Fundação Educacional de Bauru, na Faculdade de Ciências, em 1974. Cursou Especialização em Desenho Geométrico na Escola Superior de Artes Santa Marcelina em 1975 e Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga, em 1979. Recebeu o Diploma de Técnico em Laboratório de Prótese Odontológica em 1978.Formou-se no Curso de Liderança, Oratória e Valorização Humana, promovido pelo Instituto Cultural Universitário A Tocha – ICUAT, e pela Academia Linense de Letras – ALL, em 1917.

Trabalhou no Banco América do Sul S/A de 1969 a 1974. Exerceu o magistério de 1974 a 1987.  Empresária, decidiu entrar no ramo de calçados e roupas “Jumakin” em que permaneceu até 2018.

É Integrante da Diretoria Executiva da Associação Beneficente Cultural e Esportiva de Lins – ABCL, desde 1980, envolveu-se intensamente nas atividades da entidade.

Atuou como Diretora Social, Cultural e Coordenadora em eventos expressivos para a cidade e a colônia japonesa, sendo reeleita em 2019. Participou do Concurso de Monografia, promovido pela Prefeitura Municipal de Lins – PML, em 2008, cujo tema era “a História da Imigração Japonesa em Lins”, sagrando-se vencedora.     

A publicação de sua monografia “A História da Imigração Japonesa em Lins”, em 2008, proporcionou-lhe a oportunidade de entrevistar japoneses cujas vidas foram imortalizadas e ilustradas na página que escreveu. Exemplares dessa obra circulam em faculdade de vários países, inclusive no Japão. A Biblioteca de Washington solicitou um exemplar à PML, que se apressou em encaminhá-lo à tida como a maior biblioteca do mundo. Serve de consulta a pesquisadores e universitários, sendo resenhado por alunos dos Estados do Paraná e de São Paulo. Ainda hoje, de várias partes do mundo chegam solicitações para obtenção de um exemplar ou e-mails, cumprimentando-a pela pesquisa realizada. Posteriormente em 2016, complementou essa pesquisa com a elaboração do calendário do Centenário da Imigração Japonesa em Lins.

Entrou na Academia Linense de Letras, ocupante da cadeira nº 29, cujo patrono é Massaru Shibao, cuja biografia pesquisou incansavelmente e pode apresentar em novembro de 2018 na ABCEL, com a presença de familiares e convidados.

Recebeu o “Diploma e Medalha do Mérito 21 de Abril”, da Câmara Municipal de Lins, em Sessão Solene em reconhecimento às atividades que realizou na ABCEL e Academia Linense de Letras - ALL, um momento em que se sentiu com o dever cumprido, comprometendo-se com o bem do Município.

Também relatou as atividades da ABCEL em fotos, quando acompanhou o Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal e o Presidente da ABCEL, Ilustríssimo Senhor Akio Matsuura, ao Japão, em outubro de 2013, na obra “Memória Fotográfica da ABCEL” (bilingue).  

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lins - Com informações sobre Maria Kazue Mori - Assessoria de Imprensa da Câmara de Lins

Av. Nicolau Zarvos, nº 754
CEP: 16401-300
Segunda a Sexta, das 08:00 às 18:00 horas.
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia