26 MAR 2019
GABINETE DO PREFEITO
Prefeito Edgar de Souza aprovou a oficina de Defesa Pessoal

Na última semana, o Prefeito de Lins, Edgar de Souza, recebeu em seu gabinete o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Henrique Ramos da Silva e o coordenador da Comissão Municipal da Diversidade Sexual, Leonardo Maciel, para tratar sobre projetos da administração.

Na oportunidade, foi aprovada a Oficina de Defesa Pessoal que neste primeiro momento ofertará vagas apenas para Mulheres e LGBT+, onde terão um espaço dedicado ao aprendizado sobre a segurança pessoal, composta por teoria sobre estratégias e comportamentos defensivos e pela prática de técnicas de defesa, oferecido pela Prefeitura de Lins por meio da Secretaria de Esporte e Lazer – SEMEL -.

As aulas tem início previsto para o mês de abril deste ano e será realizada aos sábado, das 15h às 16h, no Centro Social Urbano – CSU -.

O projeto

A autodefesa ainda é pouco debatida, geralmente, por ser o espaço das artes marciais exercido frequentemente pelo gênero masculino, entretanto, parcelas mais vulneráveis da nossa sociedade sofrem com a violência física e psicológicaem razão de sua condição.

Entre janeiro e novembro de 2018, a imprensa brasileira veiculou 68.811 casos de violência contra a mulher, conforme a base de dados da Linear Clipping, utilizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara dos Deputados, e que deu origem ao Mapa da Violência Contra a Mulher 2018.

Foram 32.916 notícias de estupro, com 43% das vítimas tendo menos de 14 anos de idade e quase a metade dos crimes (49,8%) sendo cometidos por companheiros e parentes.

Em relação a população LGBT+, um estudo realizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) em 2018, consta o registrados de 420 mortes – por homicídio ou suicídio decorrente da discriminação – de integrantes da população homoafetiva e transexual do Brasil.

Diante destes dados, a Oficina de Defesa Pessoal para Mulheres e LGBT+ trará ações para instruir, acolher e exercer o esporte no cotidiano do grupo em questão, bem como promover o encontro de indivíduos indefesos que compartilham de similaridades entre si.