14 JAN 2016
ADMINISTRAÇÃO
Apesar das grandes dificuldades econômicas do país, Lins tem um bom desempenho na geração de empregos.

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

Ninguém desconhece as dificuldades da economia brasileira, que fez de 2015 um ano de crise e que não se espera mudanças em 2016.
Nossa cidade sofre as consequências dessa dificuldade nacional, assim como todas as cidades brasileiras. "O importante é perseverar, buscar parcerias e nunca desistir de acreditar e suar a camisa para fazer com que os efeitos negativos sejam menores", declara o Prefeito Edgar.
De acordo com a SEDESU - Secretaria de Desenvolvimento Sustentado a Sala do Empreendedor ligada à Secretaria, vem fazendo um trabalho constante de apoio aos que desejam abrir seus próprios negócios.
Diante de uma situação de desemprego crescente, seguindo a orientação do Prefeito Edgar, a equipe da SEDESU duplicou seus esforços, buscando alternativas e alcançou um excelente resultado, que pode ser avaliado pelos números alcançados, pois, de janeiro a dezembro de 2015, foram abertas 624 microempresas, S.A., empresas de pequeno porte e microempresas individuais.
No mesmo período, foram fechadas 206, restando um saldo positivo de 418 empresas, pouco menor do que o saldo de 2014.
Através de suas parcerias, principalmente com a ADETEC, SEBRAE, Banco do Povo, SERT, Associação dos Contabilistas e outras, a Prefeitura faz um trabalho de orientação, informação e consultoria, ajudando quem perde seu emprego, ou os que desejam ter seu próprio negócio, a terem informações de mercado, de organização, desenvolvimento de produto e financiamento.
O Banco do Povo, que empresta dinheiro do Estado de São Paulo e da Prefeitura aos pequenos empreendedores, em 2015, assinou 305 novos contratos e liberou R$ 1.782.591,34 em financiamentos a juros muito baixos e pouca burocracia, ajudando a quem deseja iniciar ou ampliar seus negócios.
De acordo com o Secretário Israel Alfonso não foi possível repetir os resultados de 2014, que foram muito bons, mas foi obtido um bom resultado em 2015, o cálculo foi bastante conservador, pois só nesses pequenos negócios, foram gerados 700 postos de trabalho.
Os apoios às empresas de construção civil que estão investindo em Lins também precisam ser destacados, uma vez que os trabalhadores são registrados nas cidades onde elas têm suas sedes e por isso não aparecem nas estatísticas de Lins. Mas, é aqui que residem ou permanecem durante os meses de duração das obras, compondo centenas de empregos na construção de centenas de casas, apartamentos e na implantação de loteamentos. È em Lins que os seus salários são gastos, movimentando a economia local.
A administração Edgar de Souza está trabalhando, ao lado das construtoras e loteadores, para o início da construção de mais de 800 casas, em dois empreendimentos, mais adiantados em seus processos de financiamento e aprovação e no lançamento de outros loteamentos, que demandarão maior número de trabalhadores diretos e indiretos.
O Prefeito Edgar ressalta o fato de seis empresas, entre dezembro do ano passado e janeiro corrente, terem assinado contratos com a Prefeitura, recebendo terrenos para se mudarem para Lins, ou ampliarem suas atividades na cidade e outros incentivos e deverão gerar cerca de 200 empregos, além da organização que já assumiu o imóvel que adquiriu na cidade e contratará outros 200 profissionais.
"Em ano de crise, as empresas seguram investimentos, mas estamos lutando como leões para vencermos esse desafio”, comenta o Prefeito Edgar.
Estamos investindo em nossos Parques empresarial e Industrial, apesar dos poucos recursos disponíveis, para termos melhores condições a serem oferecidas. Porém, asseguro que nenhuma empresa que tenha nos procurado ou que fomos convidar para vir para Lins, ficou sem incentivo e apoio para se instalar na cidade.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024