10 NOV 2015
ADMINISTRAÇÃO
Prefeito Edgar reúne imprensa para anunciar premiação pela 12ª colocação no Ranking Ambiental

Município recebeu como premiação um caminhão poliguindaste no valor de 280 mil reais

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

O prefeito Edgar de Souza reuniu a imprensa nesta segunda-feira (09) para dar uma excelente notícia quanto ao meio ambiente e sustentabilidade do município.
Na sexta-feira (07) Edgar esteve com a secretária de Estado do Meio Ambiente, Patrícia Iglesias, para receber a premiação pela posição de Lins no Ranking Ambiental do Programa Município Verde Azul - PMVA, no ano de 2014.
A prefeitura recebeu o valor de 280 mil reais para a compra de um caminhão Poliguindaste com caçambas, que serão utilizados para o fortalecimento dos ecopontos de resíduos da construção civil.
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental dos municípios.
De acordo com o prefeito, ao assumir a Prefeitura de Lins, o município se encontrava em 74º no ranking. “Nós trabalhamos para melhorar essa colocação e fomos para 47º e neste ano conseguimos dar um grande salto, ficando em 12º lugar no Estado de São Paulo e em 1º na Bacia Hidrográfica”, afirma.
Edgar relatou que outro ecoponto está em processo de contratação e será instalado no bairro Bom Viver.
“Nós vamos implantar no ano que vem um ecoponto no Bom Viver, que é uma das áreas que mais sofre com o descarte inadequado de entulhos, a empresa já está em processo de licenciamento”, relata o prefeito.
Muitas pessoas ainda descartam os resíduos da construção civil em lugares inadequados, como estradas e terrenos. Edgar pede que as pessoas se conscientizem quanto aos danos que tal ação pode causar ao Meio Ambiente.
É importante ressaltar que o entulho deve ser descartado em qualquer ecoponto licenciado. “Nós temos feito a fiscalização para que as pessoas não façam o descarte em lugares irregulares e mandem os resíduos da construção civil para um local devidamente licenciado”, afirma o prefeito.
Outro assunto abordado foi referente a transformação do Horto Florestal em  Unidade de Conservação Estadual.
De acordo com Edgar a secretária de Estado do Meio Ambiente reafirmou o compromisso e já marcou uma visita no final do ano para retomar o trabalho e o esperado é que até o começo de 2016 o processo de transformação esteja finalizado.
“Vamos doar o Horto para o Estado e este dará uma concessão de cem anos para que o município possa fazer a gestão. Isso é importante, pois o Estado fará investimentos importantes como iluminação, cercamento, calçamento, entre outros, além do município passar a fazer parte do ICMS Verde, recebendo 500 mil no ano para ser investido em ações voltadas à sustentabilidade”, encerra o prefeito.

10/11/2015