A convite do Deputado Federal e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva de Reciclagem de SP, Vinícius Carvalho o vice-prefeito, Carlinhos Daher participou de evento da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva de Reciclagem de São Paulo no auditório Paulo Kobayashi, na Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Participaram do evento também o Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva de Reciclagem de São Paulo, o Deputado Federal, Carlos Gomes, o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e demais autoridades.
O objetivo do evento é intensificar as ações de conscientização da sociedade sobre a importância da reciclagem e fomentar o setor que hoje recicla apenas 3 % do lixo doméstico no País.
A estimativa é de que até 2022 esse percentual aumente em 10%, e assim, injete na econômica do País aproximadamente 40 bilhões ao ano.
Para isso acontecer é necessário um incentivo junto as usinas de reciclagem, catadores e a sociedade que precisa entender a importância de separar o lixo seco do molhado e o governo incentivar as linhas de créditos para facilitar investimentos tecnológicos e incentivos fiscais, uma vez que o setor sofre uma forte carga tributaria.
No Brasil, 22% do plástico são reciclados. São 1084 indústrias, que geram 20 mil empregos e que faturam R$ 2,5 bilhões. A indústria de papel recicla cinco milhões de toneladas ano, em 166 fábricas.
Em Lins contamos com a cooperativa de recicladores Coopersol que recebe apoio e incentivo da Prefeitura de Lins e da Unilins. Prefeitura e instituição viabilizam as suas operações.
Cerca de 24 famílias tem sua renda através da cooperativa, com a reciclagem do lixo seco, o grande desafio e a conscientização. As grandes industrias que trabalha com o material reciclado operam com 30 % de suas capacidades por falta de matéria-prima.
O vice-prefeito, aproveitou a oportunidade para protocolar um histórico resumido da Coopersol, com o objetivo de mostrar para as autoridades um pouco da nossa história da cooperativa. Carlinhos formalizou também um convite para que venham visitar não só a Coopersol, mas também a Eco Solution que recicla o resíduo sólido (entulho). No oficio também foi solicitado ao Ministério do Meio Ambiente, um caminhão para viabilizar ainda mais as ações da Coopersol.
"O evento foi de extrema importância para o fortalecimento das nossas ações, estamos no caminho certo, com investimentos e ações em prol ao Meio Ambiente". Desta, Carlinhos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lins