15 JUL 2020
Prefeitura reforça atendimento a população em situação de rua

Na última segunda-feira (06), a Prefeitura Municipal de Lins, por meio da  Secretaria Municipal de Assistência Social firmou nova parceria para atendimento da população em situação de rua.

O Lar Bom Samaritano, instituição administrada pela Associação São Francisco de Assis Na Providência de Deus, desenvolve há vários anos ações em prol a esses homens e mulheres, acometidos por inúmeras vulnerabilidade e riscos sociais.

Buscando fortalecer esse relevante trabalho, o convênio firmado prevê o repasse de R$ 140.000,00, recursos destinados a contratação de equipe, aquisição de alimentos e demais despesas de manutenção do serviço.

A parceria garante o atendimento de 30 pessoas em situação de rua, homens e mulheres adultos que podem buscar atendimento para pernoite -  acolhimento noturno- ou ainda residir na instituição por um período, de modo a favorecer o restabelecimento dos vínculos, reinserção no mundo do trabalho ou o tão importante acesso ao tratamento para dependência química. O Brasil não possui números oficiais sobre sua população de rua total. O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) estimou que, em 2015, seriam 100 mil, contingente que deve ter sido impulsionado desde então pela recessão, o aumento do desemprego e ainda mais agravado pela pandemia. O município de Lins registra uma população de rua estimada em 98 pessoas. A maioria  permanece a maior parte do tempo nas praças, terminal rodoviário, prédios desocupados e demais regiões centrais. Tais espaços são utilizados para a convivência, trabalho, mendicância, uso de álcool e outras drogas, violência, entre outros. O quadro decorre de um processo de exclusão, rupturas familiares, sociais e afetivas, bem como o estabelecimento de novas formas de relacionamentos no contexto da rua.

O trabalho da Política de Assistência Social com essa população, em especial através do CREAS, se dá através do acolhimento e escuta qualificada de suas demandas, informação e acesso a direitos sociais, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, sempre em perspectiva inclusiva e do reconhecimento desses cidadãos enquanto Sujeito de Direitos, afirma Rita de Cássia, Secretária da pasta que conclui dizendo estar muito satisfeita com a consolidação dessa parceria e da ampliação da rede de atendimento socioassistencial.