16 JAN 2020
Prefeitura de Lins faz investimento milionário em creches filantrópicas

Na manhã desta quarta-feira (15) o Prefeito de Lins Edgar de Souza, acompanhado das secretárias Denise Jorge Magnoler, Carla Cioto, Educação e Finanças respectivamente, receberam os responsáveis por sete (07) creches filantrópicas de Lins.

O ato foi formalizado com a assinatura do Termo de Colaboração entre Prefeitura de Lins e creches filantrópicas para o exercício de 2020. Ao todo, oito (08) instituições receberão aporte do município.

Lins possui 12 creches municipais e prevê a inauguração de uma nova unidade em 2020, totalizando até o final deste ano 21 creches, somando-se as filantrópicas.

O valor do investimento será de até R$ 4.217.500,00, na totalidade. Um aumento real de 5,63% em relação ao valor de 2019 que foi de R$ até 3.876.680,00. Além dos recursos financeiros, as creches recebem gêneros alimentícios inclusos no orçamento da merenda escolar municipal.

As creches filantrópicas, entidades do 3º setor na área da educação, possuem um projeto pedagógico em parceria com a Prefeitura de Lins contribuindo com a diminuição na procura por vagas no município, em 2020 elas disponibilizarão 875 vagas, sendo R$ 380,00 per capita/mês de investimento pelo poder público.

O valor total é dividido e creditado mensalmente para cada unidade, feitos perante apresentação de plano de trabalho, prestação de contas e garantia da qualidade contínua. Os recursos creditados quando não usados, são devolvidos aos cofres municipais. Em relação a 2019, as creches têm o prazo até 31/01/2020 para a prestação de contas finais, possibilitando a indicação de devolução ou não, caso o valor ultrapasse o programado a responsabilidade é da entidade.

O Prefeito de Lins, que é professor, destacou a importância da parceria com as unidades filantrópicas, isso qualifica os serviços, garante vagas principalmente aos filhos de pais que trabalham e também a garantia de emprego aos profissionais envolvidos. Finalizou citando o compromisso da sociedade com a educação e o empenho desta administração em oferecê-la com qualidade, indicando a educação em tempo integral implantado em sua administração.

Além dos servidores municipais Junior Polizato – Secretário Adjunto de Educação e Thaisa Fioravante – Coord. Municipal das Entidades do Terceiro Setor, estavam presente Rodrigo Batista dos Santos – responsável pelo Centro Educação Infantil São José, Sérgio Luiz Bau – Responsável pelo Berçário Creche São Francisco de Assis, Antônio Nogueira da Silva Jr – Responsável pelo Centro Social Dom Bosco, Lúcia Helena Gonçalves de Andrade - Responsável pelo Centro Educacional da Infância e Juventude Santa Rita de Cássia, Clorivaldo Moisés Pilan – Responsável pela Sociedade Creche Nossa Sra Aparecida e Luiz Antonio Moura Filho- responsável pela Fundação Gil Pimentel Moura.

Segue relação de entidades filantrópicas e repasses:

Creches Filantrópicas – REPASSE 2020

Entidades

Centro Social Dom Bosco

R$ 482.000,00

Sociedade Creche Nossa Senhora Aparecida

R$ 385.600,00

Berçário Creche São Francisco de Assis

R$ 819.400,00

Centro Educacional da Infância e Juventude Santa Rita de Cássia

R$ 385.600,00

Centro Comunitário São Benedito