10 OUT 2019
Realizada em Lins a XIII Conferência Municipal de Assistência Social

No último dia (4), o Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS e a Prefeitura Municipal de Lins, em parceria com a UNILINS realizou a 13.ª conferência Municipal democrática de Assistência Social com o tema central: “Assistência Social é um Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social: Desafios para Manutenção do SUAS no Estado de São Paulo”. A XIII conferência Municipal de Assistência Social contou com a presença de 166 delegados, com 42% de usuários dos serviços socioassistenciais do nosso município.

Participaram da solenidade a secretária de Negócios Jurídicos, Daniela Ferrer, esteve presente representando o Prefeito, Edgar de Souza, o Reitor da UNILINS Prof. José Aparecido Queiroz , a  Presidente do Conselho municipal de Assistência Social, Rosalina de Carvalho, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Rita de Cassia Junquilho de Freitas.

Rita destacou a apresentou imensa preocupação frente a grave ameaça de desmonte que a política de Assistência Social está enfrentando falou ainda, da importância da Conferência como um ato de resistência política em defesa dos direitos sociais.

A Secretária Municipal de Assistência Social apresentou o balanço da Política de Assistência a partir das propostas levantadas na última conferência, foram apontados os avanços em relação às legislações municipais no âmbito da Assistência Social, e os desafios para consolidação do SUAS. Em seguida, a Professora Patricia Ferreira, representando o Conselho Regional de Serviço Social – CRESS, realizou aula Magna sobre o tema.

Finalizando a conferência foi apresentada pelos participantes uma moção o qual manifestaram a sua insatisfação frente a ausência de representantes do poder legislativo e judiciário e de representantes das demais políticas públicas. Concluindo os trabalhos foram apresentados as propostas e os delegados eleitos para representarem essas propostas em âmbito Estadual.

Segundo a Presidente do CMAS a participação da população nessa conferência foi um marco para o município, pois, pensar em política pública com aqueles que utilizam desta é garantir voz e representatividade para melhoria de nossas ações.