08/10/2019 às 08:50:00
Prefeitura de Lins realiza comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

No último dia  04 de outubro foi  comemorado o Dia nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS), originado inicialmente no Brasil, no estado do Ceará em 1987, com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil e, concomitantemente, dar alternativas de trabalhos às mulheres e estender o direito a saúde.

A categoria foi incorporada pelo governo federal em 1991 e no município de Lins, iniciado em 2.000 através da pastoral de saúde. Hoje trata-se de um “exército de saúde” fortalecido que possibilitou o aumento ao acesso à população através de visitas às famílias, o que permite identificar doenças, ensinar normas de higiene, orientar os serviços de saúde disponíveis, acompanhar tratamentos, desenvolver atividades de promoção e prevenção à saúde junto aos demais profissionais que compõem as equipes.

Na última sexta-feira (04), a Prefeitura de Lins através da Secretaria de Saúde realizou uma tarde diferente para os agentes, propondo um momento de descontração e reflexão que, além de serem profissionais que executam trabalhos de prevenção, promoção, identificação precoce de problemas de saúde e social recebem muitas situações que os sobrecarregam psicologicamente.

Foram entregues as bolsas para o trabalho e foram parabenizados pela Secretária da Saúde, Claudia Nunes e pela diretora de Saúde Coletiva, Melissa Rochet. Em seguida, assistiram a um filme e a tarde foi finalizada com uma reflexão sobre desenvolvimento pessoal e profissional.