16 JUL 2019
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Equipe da SEMAS participou de entregas de kits de inverno para população em situação de rua

Na tarde de segunda-feira (08) a equipe da Secretária de Assistência Social acompanhados da equipe da proteção social especial, estiveram na Igreja Missão Apoio para entregar alguns kits. Ao todo vinte agasalhos, doze cobertores e itens de higiene pessoal e alimentícios foram entregues.

A iniciativa visou apoiar grupos religiosos e de particulares em suas iniciativas junto à população em situação de rua.

Apesar do convênio firmado há dois anos com a Clínica Emanuel, o qual regula a transferência de recursos municipais para co-financiar serviço de  acolhimento temporário a população em situação de rua, a equipe da SEMAS reconhece que, em virtude do extremo frio dos últimos dias, toda iniciativa de proteção dessas pessoas devem ser além de reconhecidas, apoiadas.

A Secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Junquilho de Freitas, acrescenta que o CREAS tem prestado atendimento socioassistencial a 56 pessoas nesta situação, são eles adultos e idosos, homens e mulheres, que por uma série de fatores encontram-se nas ruas, com vínculos familiares rompidos e/ou fragilizados, em uso de álcool e outras drogas e expostos a muitas vicissitudes.

Os profissionais concluíram que apesar da dificuldade de se estabelecer vínculos com essas pessoas e da resistência por parte de alguns em aderir os programas e serviços da assistência social e saúde, é imprescindível que o poder público e a sociedade como um todo, enxerguem essas pessoas e somem esforços para apoiá-los na construção de novos projetos de vida.

“Ao todo,  somando os pernoites ofertados pelos Centros de Acolhimento – albergue - e pelas igrejas que abriram suas portas nas noites de extremo frio, mais de 150 pessoas passaram por estes espaços, onde encontraram além de um lugar pra dormir, se higienizar e se alimentar, muito calor humano e solidariedade”, destacou Rita.