28 JUN 2019
Diversas ações marcam a I Semana da Diversidade no município

Na terça-feira (25), foi realizada na Casa da Cultura, a Zumba com +Orgulho, atividade que compõe a I Semana da Diversidade de Lins.

Reunindo mais de 200 participantes, os professores: Bruna Nutti, Cleiton Guinter, Lucas Luz, Naty Spin, Robson Mello e Stella Lima, coloriram a Casa da Cultura na "Zumba com +Orgulho" em uma grande atividade esportiva para a comunidade local.

O evento também arrecadou mais de 150 kg de alimentos não perecíveis que foram destinado ao Fundo Social de Lins.

Esta é uma realização do Coletivo SOMOS, com o apoio da Prefeitura de Lins e Comissão Municipal da Diversidade Sexual de Lins.

Capacitação com a Secretaria Municipal de Educação

Na tarde da última quarta-feira (26), foi realizada uma capacitação com Vinicius Belizario, no Anfiteatro da Prefeitura de Lins.

A atividade teve início com uma palestra tratando sobre “Os Desafios da Diversidade e Inclusão”, com foco na gestão escolar e programa pedagógico em sala de aula, seguido de um debate entre os participantes, por meio do compartilhamento do dia a dia nas escolas.

A atividade ministrada pelo Cientista Social e Mestre em Ciências Humanas e Sociais, Vinicius Belizario contou com a presença da secretária de Educação, Denise Jorge Magnoler, do Coordenador da Comissão Municipal da Diversidade Sexual, Leonardo Maciel e com cerca de 50 diretores, supervisores e coordenadores da Rede Municipal de Educação e 10 professores da Rede de Educação de Getulina/SP.

Ação de Prevenção com Profissionais do Sexo

Na noite de terça-feira (25), a equipe do Coletivo SOMOS e Prefeitura de Lins realizaram a ação de prevenção com Profissionais do Sexo, no município de Lins.

Cerca de mil unidades de camisinhas masculinas, femininas e gel lubrificantes foram entregues às profissionais com o objetivo de prevenir a transmissão do vírus do HIV/AIDS e das Hepatites Virais, além de conscientizar, orientando sobre as formas de transmissão e suas causas.

Estima-se que homens que fazem sexo com homens têm 27 vezes maior probabilidade de contrair o vírus do HIV. Além disso, profissionais do sexo e mulheres trans têm 13 vezes mais chances de contrair o vírus, sendo consideradas também populações-chaves, segundo dados da UNAIDS (2017).

Na próxima sexta-feira (28), o CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento - estará reservado para pessoas do público prioritário, ou seja, que há probabilidade maior de exposição e contaminação as IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis -.

I Fórum de Debates: “Cidadania e Direitos LGBT+”

Na quarta-feira (26), foi realizado o I Fórum de Debates: “Cidadania e Direitos LGBT+”, fazendo parte da programação da I Semana da Diversidade de Lins, no Auditório do SENAI Lins.

A fim de discutir a importância em analisar, criar e aprovar diretrizes e políticas públicas locais e regionais que garantam a promoção e dos direitos humanos a população LGBT+, o 1º Fórum de Debates tratou sobre “Construções Discursivas Homofóbicas: uma análise a partir das teorias de gênero”, com a Cientista Social e Mestra em Educação Sexual – UNESP, Jozimara Camilo e  “Trabalho, Educação e Sociedade: os desafios da globalização e a valorização da diversidade como alternativa”, com o Cientista Social e Mestre em Ciências Humanas e Sociais, Vinicius Belizario.

Após a apresentação, foram abordados dois temas pelos palestrantes e, também foi realizada uma mesa redonda abordando as percepções dos participantes e o compartilhamento de atitudes que encontramos em nossa sociedade e como mudar o cenário atual.

Confira a programação dos próximos eventos:

Fórum de Debates: “Cidadania e Direitos LGBT+”

Data: 26 de junho

Horário: 18h30min às 22h

Local: Auditório SENAI Lins – Bloco 01

Mostra Teatral “Psicomaquia”

Data: 27 de junho

Local: Ed. “Dr. Paulo Magalhães”

Prêmio “Cidadão Amigo da Diversidade”

Data: 28 de junho

Local: Auditório SENAI Lins – Bloco 01

Jogos da Diversidade de Lins