13 MAR 2020
NOTA – Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica informa a respeito do caso veiculado pela imprensa de possível suspeita de Coronavírus:

No dia 11 de março por volta das 21h00 deu entrada na Santa Casa de Lins um paciente de 57 anos apresentando sintomas respiratórios e febre. A Santa Casa imediatamente realizou contato com a Vigilância Epidemiológica passando as informações do caso, que em investigação epidemiológica apurou todos os riscos e possibilidades de possível suspeito de coronavírus. Ressaltamos que após investigação conforme protocolos do Ministério da Saúde a paciente não se enquadra na definição de caso “Suspeito para Coronavírus”, porém está em isolamento e com medidas preventivas por conta da suspeita de outras doenças respiratórias.

Salientamos que todos os exames laboratoriais do referido paciente foram realizados conforme os protocolos do Ministério da Saúde e que a Santa Casa e a Secretaria da Saúde tratam todos os casos de doenças infectocontagiosas conforme preconização.

Estamos sempre à disposição da imprensa e da população em geral e nossa obrigação é passar a população  informações verdadeiras e responsáveis.

Para se prevenir de doenças causadas por coronavírus, às principais medidas são:

• Evitar contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratórias;
  • Lavar bem as mãos;
  • Evitar tocar os olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos;
  • Evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal, tais como copos e talheres;
  • Evitar contato com animais doentes;
  • Cozinhar bem ovos e carne.

Sem mais nos colocamos a disposição para esclarecimento de dúvidas que se fizerem necessário.