18 DEZ 2019
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Nota - Secretaria de Agropecuária Meio Ambiente e Sustentabilidade

A Prefeitura de Lins, através da Secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Sustentabilidade esclarece que a antiga  Delegacia Seccional deverá dar lugar a um moderno e funcional C A P S - Centro de Atenção Psicossocial.

A obra envolverá a ampliação e obras complementares, que envolve calçadas, um muro de arrimo por toda a extensão do terreno, com maior altura, novas entradas e acesso a deficientes.

Para a reforma, haverá a necessidade de se retirar 23 árvores do entorno, entre calçada e área interna, não apenas para adequação com as novas estruturas como também pelo estado fitossanitário encontrado, após vistoria.

Na vistoria mencionada, constatou-se a possibilidade de se preservar 2 árvores internas, espécie Oiti – Licania tomentosa, 1 árvore Canelinha - Nectandra Megapotamica, sendo que está muito ameaçada de extinção, além do Ipê Rosa – Tabebuia impetignosa, que compõe há muito a paisagem do bairro Rebouças.

Para preservar tais árvores, foi preciso alterar o projeto inicial, deslocando o muro projetado em 2,5 metros. No mais, as árvores retiradas serão compensadas no próprio calçamento do prédio, a escolher a espécie mais adequada e conforme disponibilidade do Viveiro de Mudas.

As árvores que vem sendo retiradas possuem justificativas e sempre é previsto a compensação. Para área urbana, entre plantios em calçadas e áreas verdes foram empregadas 1.251 árvores, no presente ano. Para plantios da Prefeitura em Área de Preservação Permanente – APP, em área rural, foram utilizadas 1.471 árvores nativas, até outubro de 2019.

O viveiro municipal possui produção de 5.000 árvores mês e esta disponível, gratuitamente, para a população linense.