22 AGO 2019
DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO
Secretário Desenvolvimento Sustentado participou de entrega do título de cidadão linense a João Leiva Campos Filho

Na última sexta-feira (16), o secretário de Desenvolvimento Sustentado, Israel Alfonso, representou o Prefeito, Edgar de Souza, e participou da 6ª Sessão Solene ocasião em que foi entregue o Título de “Cidadão Linense” ao ilustríssimo Senhor, João Leiva Campos Filho, ex-jogador de futebol, e carinhosamente conhecido como “Leivinha”.

O projeto de lei que concede tal honraria é de autoria do vereador Rogério Barros.

João Leiva Campos Filho

Nasceu em 11 de setembro de 1949, no município de Novo Horizonte/SP. É filho de João Leiva Campos e Laine Farah Leiva. Veio morar em Lins quando tinha apenas 01 ano de idade e permaneceu no município até a adolescência.

Ainda muito jovem, aos 15 anos, assinou contrato com Clube Atlético Linense– CAL -. Com um talento que o destacava de outros jogadores, não demorou para receber oportunidades na equipe principal.

Em razão das boas apresentações que se acumulavam a cada partida, Leivinha despertou o interesse da Associação Portuguesa de Desportos, sendo contratado por um valor significativo para aquela época.

Seleção brasileira

Depois da Portuguesa, Leivinha se transferiu para o Palmeiras, onde conquistou vários títulos entre os anos de 1972 e 1974. Atuou como meia-direita e, até hoje, é considerado um dos maiores jogadores da história do time, com participação decisiva nas conquistas da época da chamada “Academia”.

Diante dos belos gols marcados no Palmeiras, acabou sendo convocado pela Seleção Brasileira de Futebol. Vestindo a camisa canarinho, marcou o milésimo gol da seleção brasileira, em uma partida com placar de 5 a 1, favorável ao Brasil, tendo sido o seu gol o quarto da partida.

Carreira na Europa

O sucesso de Levinha ultrapassou fronteiras. Em 1975, o jogador se transferiu para o ‘Atlético de Madri’ da Espanha, sendo lá também um ídolo para os torcedores. Retornou ao Brasil, onde em 1979, voltou aos gramados no São Paulo Futebol Clube. Ao encerrar sua brilhante carreira esportiva, foi empresário e comentarista de futebol.  Sempre levando ao público sua admiração pelo Clube Atlético Linense e pela cidade de Lins.

Fotos: Câmara de Lins