18 JAN 2019
Prefeitura de Lins informa os cuidados para com a Dengue

A Dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais em áreas tropicais e subtropicais.  Atualmente, a melhor forma de prevenir a doença é se vacinando contra a mesma.

Listamos aqui algumas precauções necessárias para evitar a dengue:

·Evite o acúmulo de água: O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável, fazendo-se necessário jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. É necessário também lavar a vasilhinha de água do seu bichinho de estimação regularmente.

·Coloque tela nas janelas: Colocar telas em portas e janelas ajuda a proteger sua família contra o mosquito Aedes aegypti. Porém, é necessário verificar se o criadouro está localizado dentro de sua residência.

·Coloque areia nos vasos de plantas: O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Para ajudar você, citamos três alternativas, bem como: eliminar esse prato; lavá-lo regularmente ou colocar areia já que a mesma conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.

·Seja consciente com seu lixo: Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.

• Coloque desinfetante e tela nos ralos: Alguns ralos são rasos e conservam água estagnada em seu interior. Nesse caso, o ideal é que ele seja fechado com uma tela ou que seja higienizado com desinfetante regularmente.
  • Limpe as calhas: Grandes reservatórios, como caixas d'água, são os criadouros mais produtivos de dengue. Para evitar poças, as calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.
  • Uso de repelente: principalmente em viagens ou em locais com muitos mosquitos, é um método importante para se proteger contra a dengue. Recomenda-se, porém, o uso de produtos industrializados.

A Prefeitura de Lins reforça o alerta com as gestantes. A mesma deve usar sempre repelente e, se possível, blusas com mangas. Caso apresente alguns sintomas como febre, manchas vermelhas pelo corpo e/ou conjuntivite, procure uma unidade de saúde.

O mosquito Aedes aegypti é o transmissor da Dengue, Zika e Chicungunya.