Monumento "100 Anos de Lins"
Sobre o local

O monumento “100 Anos de Lins” terá 14 metros de comprimento por 2.50 de largura. Este obelisco terá silhueta da letra L, em cima desta letra, vai ser instalada um conjunto de esculturas retratando uma família de colonizadores, se deparando com a beleza da região e sonhando com uma vida promissora neste novo continente. Alinhada com o obelisco será construída uma rampa sinuosa com 11 metros de comprimento por 2 metros de largura. Uma de suas extremidades vai descansar na letra a outra no solo, dando assim um aspecto de estar flutuando no solo. Em cima desta rampa vão ser instalados 10 painéis com 2m x 1.10m alinhados e deslocados, representando 10 décadas.

Cada década terá duas cenas referentes às lembranças da época, total 20 cenas. Imagens esculpidas em alto relevo com argamassa especial desenvolvida pelo artista, dando um aspecto de rocha artificial. Na frente do obelisco vai ser instalado dormentes com trilho, para que a obra simbolize a maior riqueza do município a “ Linha Férrea”. Este monumento será rico em iluminações especiais de Led para que o turista possa fazer uma leitura didática da obra. A letra “L “ terá luzes vermelhas e azuis reluzindo as cores da bandeira do município de Lins. Confira o significado dos Painéis:

1 - Índios trilhando a Beira do Rio Dourado
2 - Estação de Trem alvenaria e madeira
3 - Colonizadores
4 - Lavoura do Café
5 - Trabalho Na Lavoura
6 - Frigorífico - Gado de Corte
7 - Laticínios – Gado Holandês/Leiteiro
8 - Cidade Das Escolas – Odontologia – Engenharia
9 - Óvni – Década 60
10 - Ponte Da Estrada De Ferro
11 - Exército – Quartel

12 - Bancos – Hotel Palace Lins
13 - Águas termais
14 - Artes Plásticas – Cultura – Pintura Mabe
15 - Igrejas –Templos Budistas
16 - Conservatório Musical –
17 - Usina De Açúcar – Cana De Açúcar
18 - Futebol Linense – Elefante Mascote
19 - Gastronomia
20 - Comércio e Negócios

Valor da Obra: R$ 243.219,94 - recursos provenientes do Programa Município de Interesse Turístico, Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

Escultor: Romildo Cardozo