31 OUT 2019
SAÚDE
Programa Crescer Saudável realiza atividade da Rede Municipal, Estadual e Particular de Lins
Foto pequena 0
Foto pequena 1
Foto pequena 2
Foto pequena 3
Foto pequena 4

As ações do “Programa Crescer Saudável” estão percorrendo as escolas da rede municipal, estadual e particular de Lins selecionadas pelo Ministério da Saúde e pelo GTI-M - Grupo Técnico Intersetorial  Municipal como um incremento dentro do PSE (Programa Saúde na Escola),  introduzindo na comunidade escolar orientações com foco no combate à obesidade infantil.

Nesta terça-feira, o programa visitou as escolas EMEI Pro.ª Áurea de Campos Gonçalves, EMEI Prof.ª Alda Terezinha P. Queiroz, Instituto Americano de Lins - IAL, EEI Creche São Francisco de Assis, EEI Dom Bosco e EMEI Gilda Junqueira Vilela, EMEI Eugênio Ramon, EMEI Irany Laraya, Creche Maria Elias e Creche São José  com as atividades inerentes ao programa, com a participação dos alunos de Nutrição e Educação Física do UniSalesiano e alunos do curso de Enfermagem da Unilins, com a participação dos enfermeiros da Atenção Básica de Saúde do município e os Agentes Comunitários de Saúde.

O objetivo do programa é contribuir para o enfretamento da obesidade infantil no País por meio de ações a serem realizadas no âmbito do Programa Saúde n Escola, para as crianças matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Fruto de uma parceria da Prefeitura de Lins, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, o Programa Crescer Saudável é uma importante ação da atual gestão municipal voltada para a proteção e o cuidado das crianças e adolescentes e se destaca como outras medidas desenvolvidas em Lins dentro das políticas públicas que buscam cuidar do público infantil.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é uma condição complexa, com dimensões sociais e psicológicas, que afeta praticamente todos os grupos etários e socioeconômicos e ameaça sobrecarregar países desenvolvidos e em desenvolvimento. O excesso de peso entre crianças brasileiras tem alcançado prevalências preocupantes. Os dados1 do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), de 2017, mostraram que cerca de 2 em cada 10 crianças brasileiras menores de 5 anos e cerca de 3 em cada 10 crianças brasileiras com idade entre 5 e 9 anos apresentavam excesso de peso.

As ações vão de 29 de outubro a 08 de novembro, sob a supervisão da coordenadora de Saúde Coletiva, Melissa Rochet.