19 JUN 2019
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Prefeitura de Lins realizou curso de Podador de árvores

A Prefeitura de Lins por meio da Secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou no último sábado (09), o Curso Anual de Podas de Árvores, no anfiteatro do Centro Administrativo. A parte prática foi realizada na área verde na Rua Prof.ª. Alzira de Almeida Cézar Godinho, sendo ministradas pela Engenheira Ambiental, Mayara Moreira dos Santos e Bióloga, Carolina Rocha de Carvalho sob a coordenação do Secretário Akio Matsuura.

Além de Servidores Municipais, participaram da capacitação os munícipes que já trabalham como podadores e aqueles que desejam iniciar essas atividades no município.

No curso foram repassados conceitos técnicos sobre o funcionamento das árvores para que as podas sejam feitas de forma adequada para se evitar queda de galhos e até mesmo de árvores.

O curso é obrigatório para credenciamento junto a Prefeitura e emissão da carteira de habilitação para execução de podas no município conforme dispõe no Código de Posturas, além de fazer parta da agenda de ações do Programa Estadual Município Verde Azul. Cada podador deverá manter um relatório mensal no setor de meio ambiente, informando as podas realizadas no período.

Para o ano de 2019, os podadores devidamente credenciados deverão apresentar aos munícipes a carteira de cor verde.

Vale ressaltar que poda drástica, aquela que retira mais de 1/3 da copa da árvore, é crime ambiental previsto na Lei Federal 9.605/98 sendo aplicadas sanções tanto para o podador quanto para o munícipe que a solicitou.

Na próxima quarta-feira (19), o curso será ministrado aos reeducandos do Centro de Ressocialização de Lins – CR -.