05 ABR 2019
Nota - Secretaria de Saúde – Mão - Pé - Boca

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica alerta quanto à doença Mão-pé-boca que vem apresentando surtos nas creches do município de Lins.

Segue abaixo algumas informações sobre a doença e orientações quanto a prevenção:

Período de incubação: 3 a 6 dias

Agente etiológico: Enterovírus, incluindo Coxsackievirus ( A16) e enterovirus 71 (EV71)

Transmissão: Secreções respiratórias (saliva, secreção nasal e faríngea) , via oral-fecal. Uma pessoa infectada pode transmitir a doença pelo contato próximo, pelo ar ( ao espirrar, tossir         ou      falar), pelo contato com fezes e  com superfícies ou objetos contaminados.

O período maior de transmissibilidade é na primeira semana da doença, mas esta         transmissão pode se        estender por vários dias após a remissão dos sintomas.

Prevenção e Tratamento: Não há vacina para proteger contra os vírus que causam a doença mão, pé e boca.

É muito importante assegurar medidas adequadas de higiene pessoal e do ambiente e o isolamento social dos doentes durante a evolução da doença.

Uma pessoa pode diminuir seu risco de ser infectado se:

• - Lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de trocar fraldas e usar o banheiro.
  • - Promover a limpeza e desinfecção de superfícies frequentemente tocadas e itens sujos, incluindo     brinquedos.
  • - Evitar contato próximo, como beijar, abraçar ou compartilhar utensílios ou copos.

As lesões orais podem ser dolorosas dificultando a deglutição, sendo importante evitar a desidratação.

Não há tratamento específico para a doença, apenas sintomáticos. Buscar avaliação médica para orientação.

Afastar da escola as crianças sintomáticas.