22 JAN 2019
PROCON de Lins inicia implantação da CIP eletrônica: novo procedimentoagiliza atendimento dos consumidores

O PROCON de Lins implantou desde o início do mês de janeiro deste ano, a Carta de Informação Preliminar Eletrônica – CIP Eletrônica -. O novo sistema tem o intuito de agilizar o processo de reclamação e solução da demanda do consumidor junto a empresa.

O órgão de defesa do consumidor do município, ao longo dos 07 anos da administração do Prefeito, Edgar de Souza, tem avançado em melhorias e investimentos, sempre visando o aprimoramento do serviço prestado ao cidadão linense.

O coordenador do PROCON, Luiz Henrique de Andrade Caetano, afirmou que a implantação da CIP Eletrônica é uma continuidade ao processo de modernização do PROCON de Lins, que teve início no ano de 2014, com o ingresso ao SINDEC – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – e posteriormente ao ranking de reclamações fundamentadas da Fundação PROCON/SP.

Pelo procedimento tradicional, a CIP com a reclamação do consumidor, é enviada a empresa via correio, demorando em média, 30 dias para o retorno da resposta, além do elevado custo postal.

Com a opção da carta eletrônica, o fornecedor cadastrado no SINDEC recebe o comunicado de emissão da CIP via online, podendo analisar a queixa imediatamente, encurtando o prazo de resposta para até 15 dias, além de gerar uma economicidade ao Poder Público, podendo essa economia retornar em melhorias na própria estrutura física do PROCON.
 “A CIP Eletrônica torna o serviço muito mais ágil e eficaz para o
consumidor, já que o mesmo tem o retorno à sua solicitação mais rapidamente. Parao PROCON, o principal benefício do sistema é a redução de gastos com correspondências, bem como a agilidade do atendimento diário prestado aos munícipes, já que não há necessidade de materialização de todas as reclamações”, explicou Luiz Henrique.

Conforme o coordenador do PROCON, até o momento há mais de 400 empresascadastradas no SINDEC, entre elas, as quatro principais empresas detelefonia, redes de varejo e instituições financeiras. A unidade local
está encaminhando termos de adesão ao sistema para outros fornecedores
para obter ampla adesão a CIP Eletrônica, em benefício ao consumidor.

Segundo o Prefeito, Edgar de Souza, o PROCON de Lins é uma unidade de referência regional para o consumidor que se sente lesado de alguma forma.

Para o coordenador do PROCON Lins, “as respostas do órgão devem, portanto, ser condizentes com a expectativa de que ali existe imparcialidade na leitura dos seus direitos, amparados por lei e, total interesse em resolver as questões. Por isso a nossa principal preocupação é sempre modernizar e ampliar a capacidade do PROCON em estabelecer soluções satisfatórias e de consenso geral diante de algum impasse complexo”, afirmou Luiz Henrique.

O PROCON de Lins está localizado na Rua Olavo Bilac, 640 – Centro -.

O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira,
das 09h às 17h30. Informações: (14) 3533-7037 ou e-mail:
lins.procon@gmail.com.