19 DEZ 2017
PROCON faz orientações sobre o novo sistema da Tarifa Branca

O PROCON de Lins orienta a população sobre o novo sistema de tarifa branca, criada pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica -, que passará a revigorar a partir de primeiro de janeiro de 2018.

A Tarifa Branca é a nova opção que sinaliza aos consumidores a variação do valor conforme o dia e o horário do consumo. A Tarifa é oferecida para as unidades consumidoras onde são atendidas em baixa tensão (127, 220, 382, ou 440 volts)

O objetivo da Tarifa Branca é possibilitar ao consumidor, pagar valores diferentes em função da hora e do dia da semana. Nos dias úteis, o valor da Tarifa Branca varia em três horários: ponta, intermediário e fora de ponta. Na ponta e no intermediário, a energia é mais cara. Fora de ponta, é mais barata. Nos feriados nacionais e nos fins de semana, o valor é sempre fora de ponta. Os períodos horários de ponta, intermediário e fora de ponta são homologados pela ANEEL nas revisões tarifárias periódicas de cada distribuidora, que ocorrem em média a cada quatro anos.

A Tarifa Branca não é recomendada caso:

Tarifa Branca não é recomendada caso o consumo seja maior nos períodos de ponta e intermediário e não houver possibilidade de transferência do uso dessa energia elétrica para o período fora de ponta. Nesses casos, a Tarifa Branca pode resultar em uma conta maior.

Cuidados com a Tarifa Branca:

É importante que o consumidor, antes de optar pela Tarifa Branca, conheça seu perfil de consumo e a relação entre a Tarifa Branca e a Convencional. Quanto mais o consumidor deslocar seu consumo para o período fora de ponta e quanto maior forem às diferenças entre essas duas tarifas, maiores serão os benefícios da Tarifa Branca. Portanto se o consumidor tiver um perfil de gasto alto, sua conta poderá ficar mais alta na Tarifa Branca, esse é o maior cuidado que se deve ter.

Fonte: CODEC – Coordenadoria de Comunicação

Local: PROCON de Lins - Lins