09 JUN 2016
Conheça algumas das opções de Lazer oferecidas pela cidade de Lins

Jardim das Borboletas, Cidade Miniatura e o Museu Histórico são alguns dos locais indicados para visitação

A Prefeitura de Lins, através da Diretoria de Turismo oferece opções diversificadas de lazer, cultura e entretenimento para a população linense. No entanto, por diversas vezes esses locais são pouco visitados ou frequentados, devido à falta de conhecimento das pessoas e também por não saberem os horários de funcionamento, local e etc. Confira a lista com informações de três opções e prestigie o lazer que o município oferece.

Jardim das Borboletas

Reinaugurado no dia 18 de abril, o Jardim das Borboletas do Horto Municipal, passou por uma reestruturação, seguido de uma reforma e agora se encontra pronto para visitação.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente Rodolfo Alves, a Sabesp foi parceira desse projeto, doando os materiais necessários para a obra e também a placa colocada no jardim. O  local funcona apenas nos dias de semana das 7h às 17h.

Cidade Miniatura

A Cidade Miniatura é parte da identidade cultural de Lins, e a partir da parceria da Prefeitura Municipal com a Unilins, está aberta diariamente para receber visitas de escolas, instituições beneficentes e grupos de turistas. As visitas de grupos deverão ser agendadas no telefone (14) 3533 3267 – Pró Reitoria de Extensão e Ação Comunitária da Unilins. O local está aberto de terça a sexta-feira das 8h30 às 11h e das 13h às 16h e aos sábados das 14h às 17h.

Criada por Mário Ramos, a Cidade Miniatura surgiu de um presépio construído para pagar uma promessa em 1948. Desde então, o pequeno presépio foi ganhando novos elementos, até se tornar uma completa cidade em miniatura que era exposta à população. A criação de “seo” Mário, como ficou carinhosamente conhecido, se tornou um dos símbolos da cidade.

Em 1999,já sem condições de prosseguir com o projeto, doou o material para uma Instituição de Ensino de Lins, que após oito anos, sem ter montado a cidade miniatura, procurou a Fundação Paulista de Tecnologia que assumiu o projeto em 2007. Desde então a Fundação Paulista vem recuperando e automatizando a Cidade Miniatura que abria para visitação apenas em períodos específicos. A partir de agora passa a enriquecer a oferta turística de Lins, abrindo diariamente com entrada gratuita.

Museu Histórico de Lins

O Museu Histórico de Lins foi criado em 1958, no governo Moysés Tobias, através de Lei Municipal. No entanto, somente agora, 58 anos depois, é que ele está se tornando uma realidade para o município.

No dia 21 de abril a administração Edgar de Souza, preocupada com o Centenário do município que irá acontecer daqui quatro anos (2020), iniciou o erguimento do Museu Histórico de Lins, com a reinauguração do local. Foram aproveitados os acervos existentes no Centro de Memória Histórica, no Museu de Arqueologia (peças pertencentes à Colônia Japonesa doadas pela ABCEL)e os oriundos da extinta Memória Histórica da FAL.

O local escolhido não poderia ser mais histórico: a velha Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, justamente onde Lins nasceu, em 1908. Durante esses anos todos, muitas peças foram doadas ao “Museu de Lins”, mas como não havia um local próprio para sua guarda, acabaram se perdendo.

O museu funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. O endereço é Rua Dr. Áureliano Resende de Andrade, 100, telefone: (14) 3529-2302.Com a visitação a população e os turistas terão a oportunidade de reviverem os bons momentos de antigamente e conhecerem um pouco mais sobre a história do município.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024