14 JAN 2016
Prefeitura Municipal realizará semana no combate a Hanseníase

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde realizará do dia 18 a 22 de janeiro, a semana da Hanseníase. Com palestras, panfletos, orientações e buscas por manchas, que acontecerão nas unidades de saúde, saúde mental, saúde coletiva e VE.
 A Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação -
CGHDE/DEVIT/SVS/MS em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde tem promovido anualmente a  Campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, com intuito de alertar a sociedade civil sobre os sinais e sintomas e incentivar a procura pelos serviços de saúde; mobilizando os profissionais quanto a busca ativa de casos novos e realização de exame dos contatos entre os registrados; divulgando a oferta de tratamento completo no SUS  e promovendo atividades de educação em saúde que favoreçam a redução do estigma e do preconceito que permeiam a doença.
Como continuidade da Campanha implementada em 2015, no ano de 2016 serão reproduzidas peças publicitárias, como cartaz, folder para ACS e filipetas-marcador de página, que serão enviadas aos estados para posterior distribuição aos municípios. E de acordo com Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças e Eliminação, este ano a campanha conta com iluminação em monumentos públicos e a cor escolhida foi o roxo.
Por meio do slogan "Hanseníase: Quanto antes você descobrir mais cedo vai se curar", o Ministério da Saúde reforça a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, do tratamento oportuno e cura, visando eliminar
fontes de infecção, reduzir  e/ou minimizar os sofrimentos causados pelas
incapacidades físicas resultantes do diagnóstico tardio.