01 DEZ 2015
Nota - 1º de Dezembro

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

1º DEZEMBRO “DIA  MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS” CAMPANHA FIQUE SABENDO 2015

A Secretaria Municipal de Saúde de Lins, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica e do Programa Municipal DST/AIDS/Hepatites Virais, informa o desenvolvimento da Campanha Fique Sabendo “Tire o Peso da Dúvida - Faça o Teste de HIV/AIDS” que realizou-se de 16 a 30 de novembro de 2015 no município de Lins.
Trata-se de uma mobilização Estadual que visa à intensificação da testagem para HIV/AIDS, reforçando que todas as pessoas com vida sexual ativa façam o teste de HIV/AIDS pelo menos uma vez na vida, a fim de diagnosticar precocemente a infecção e iniciar tratamento em tempo oportuno, contando com uma técnica inovadora de testagem rápida através da coleta de fluido oral (saliva), garantindo sigilo e confidencialidade dos resultados.
Durante este período foram realizados 1.100 testes rápidos de HIV através de fluido oral, exames estes realizados em pontos estratégicos do município através de ações extramuros desenvolvidas na: Fundação Casa “Rio Dourado” e “Vitória Régia”, Centro de Ressocialização de Lins (CR), Associação Hospitalar Santa Casa, CAIS “Clemente Ferreira”, 37º Batalhão de Infantaria Leve, Via Rondon/Transbrasiliana, Prefeitura, Frigorífico JBS, Clínica Emanuel (Pastor Cleber), ETEC Paula Souza e todas UBS (Unidades Básicas de Saúde), USF (Unidades de Saúde da Famíla) e CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento).
Para fins epidemiológicos o município de Lins registrou em 1987 o primeiro caso de HIV e desta data em diante até 2014 foram registrados através de notificação compulsória 605 casos entre Lins e Região, já neste ano de 2015 contamos com 42 novos casos sendo destes 22 Linenses e os demais das cidades circunvizinhas em que atendemos, tal quantitativo refere-se apenas aqueles que chegaram aos serviços de saúde, estimativas apontam que uma parcela significativa de pessoas portadoras de HIV/AIDS desconhecem seu diagnóstico.
Enfatizamos que em 1º de Dezembro comemora-se o “Dia Mundial de Lutra Contra a AIDS”, reforçando assim um alerta em relação ao hábito de práticas sexuais seguras a fim de evitar o contágio desta doença que vem atravessando um período de mais de 30 anos de descoberta sem cura e com muitos casos novos a cada dia.
Aproveitamos para informar que a Campanha se estende para mais esta de semana de 01 a 04 de dezembro e após repassaremos os dados definitivos com o perfil da população testada.
Atenciosamente.

Enfª Juliana Sanches Ravagnani