NOTA – DENGUE
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Equipe de Controle de Vetores informa que foram confirmados novos casos de Dengue em Lins, totalizando 581 ( Quinhentos e Oitenta e Um) casos da doença em 2015. Portanto, até o presente momento, foram notificados 1.420 (Um Mil e Quatrocentos e Vinte) casos suspeitos, sendo que destes 457 (Quatrocentos e Cinqüenta e Sete) foram encerrados como negativos, 581 (Quinhentos e Oitenta e Um) como positivos e 383 (Trezentos e Oitenta e Três) ainda aguardam resultado.
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando o Bloqueio de Controle de Criadouros nessa semana no Bairro Jardim Comerciários em sentido ao Bairro Leonel Brizola.
Ressaltamos que o inseticida mata apenas o mosquito em sua fase adulta, não o atingindo em sua fase larvária, portanto eliminar o criadouro do mosquito e não deixando água parada é a melhor forma de prevenção. Enfatizamos que antes da aplicação do inseticida a equipe de Controle de Vetores realiza o trabalho de redução de criadouros diminuindo assim o índice larvário, para que a nebulização atinja o objetivo proposto.
A partir dessa terça-feira, dia 07/04/2015 será iniciado um mutirão de limpeza de criadouros do mosquito Aedes aegypti, o trabalho será desenvolvido em parceria com o 37º BIL (Batalhão de Infantaria Leve). As atividades se iniciarão nos Bairros Jardim União e Jardim Primavera e os próximos serão divulgados à imprensa semanalmente. Solicitamos o apoio da população em colaborar com essa ação que é de extrema importância no combate à Dengue.
Reforçamos o alerta de que é fundamental ficarmos atentos aos sinais e sintomas da dengue e por isso, ao apresentar febre e mais dois dos seguintes sintomas: dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, vômito, diarreia, manchas avermelhadas na pele; deve-se procurar a Unidade de Saúde mais próxima para realização de diagnóstico e tratamento oportuno. Sendo a Dengue classificada em 04 grupos de acordo com as manifestações clínicas, o atendimento é de extrema importância prevenindo assim as complicações e realizando a notificação, no qual norteia o trabalho da equipe.
Combater a Dengue só é possível com a participação de todos. Se cada um fizer a sua parte, mortes poderão ser evitadas.
Maiores informações, (14) 3533-4250 e (14) 3533-4283.