Rotary Club de Lins em atividade no Novembro Azul
CODEC - Coordenadoria de Comunicação
O movimento Novembro Azul é realizado anualmente em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologista (SBU) e o Instituto Lado a Lado com o objetivo de orientar a população masculina sobre a importância do exame físico e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Em Lins, durante todo o mês de novembro, foram realizadas diversas ações de orientação pelo rotariano e médico urologista sócio da SBU, Kleber Piedade. O especialista percorreu hospitais, a Câmara Municipal e o Rotary Club de Lins realizando palestras. De acordo com Kleber, dentre alguns dados de 2012, a cada 40 minutos morre um homem vítima do câncer de próstata. “O preconceito do exame ainda é o grande empecilho para o diagnóstico precoce. Portanto, os homens devem deixar a vergonha e preconceito de lado, pois a cura está condicionada ao diagnóstico na fase inicial da doença”, explica.
O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens e tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência feminino. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula; quando o tumor cresce, os sintomas mais comuns estão relacionados ao ato de urinar, como urgência, dificuldade e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro.