Representantes da Comunidade Angolana de Lins se encontram com secretário de Relações Institucionais
CODEC - Coordenadoria de Comunicação
Na última segunda feira (1), Nicolson Cativa, Aguinaldo Caputo e Waldemar Castelo, representantes da Comunidade Angolana de Lins, estiveram em reunião com o secretário de Relações Institucionais, Israel Alfonso, na Prefeitura Municipal de Lins. O encontro teve o propósito de discutir assuntos ligados à dinamização do acordo de irmandade com Kuango Kubango, província da Angola, abrangendo também todo o país, que possui fortes laços com a cidade de Lins construídos pela presença de dezenas de jovens estudantes que frequentam cursos de graduação na Unilins.
Para Israel Alfonso, a agenda entre a Prefeitura e a Comunidade Angolana de Lins possui vários temas em construção, entre eles a já iniciada aproximação dos jovens angolanos com a Comissão Municipal da Comunidade Negra, o memorial da amizade Angola/Lins em uma praça da cidade e atividades culturais na Praça Zumbi dos Palmares, que será construída no começo do próximo ano.
“Porem, o projeto de maior relevância, tratado nesta reunião de trabalho, foi discutir o que será colocado no espaço das cidades irmãs, que será montado em 2015, por determinação do prefeito Edgar de Souza, que deverá reunir material que dê aos linenses e visitantes maior informação sobre ligações históricas entre nossos países. Queremos aproveitar a viagem deles à África neste final de ano para conversarem com autoridades e entidades que possam contribuir com este projeto selecionando livros, fotos, objetos e publicações que possibilitem a ampliação do conhecimento que temos do país”, conta Israel. Também, será realizado um levantamento do que aconteceu com os jovens enquanto estudaram no município, suas contribuições ao Brasil e no que o aprendizado que obtiveram aqui os contribuirá na volta ao país.
Os estudantes se mostraram muito interessados e comprometidos com a concretização dos projetos e montaram uma agenda de trabalho que desenvolverão na Angola, a partir dos próximos dias e em Lins, quando retornarem em 2015 para o ano letivo na universidade.