Prefeitura de Lins cria nova Operação de Tapa Buraco
CODEC - Coordenadoria de Comunicação
Um dos eixos de governo da administração “Construindo um novo tempo” da Prefeitura Municipal de Lins aborda como prioridade eliminar os buracos e asfaltos desgastados pela cidade.
O enfrentamento a este problema crônico e social está sendo pesado, tanto em empenho, como em investimento financeiro. Em 2013 foram mais de R$3.5 milhões em operações de recape e tapa-buraco, já em 2014 o objetivo é investir o dobro ou mais, sempre contando com apoio do governo federal e estadual.
As empresas Paulista e Construpesa, contratadas através de processo licitatório, trabalham desde o ano passado nestas operações, assim muitas ruas e bairros foram recuperados. Mas o problema é grande e histórico, ainda existem muitos pontos da malha viária em que os trabalhos já estão com caráter de urgência. Desta forma a Secretaria de Obras, que vem estudando soluções alternativas para otimizar os serviços, criou dois novos formatos de trabalho.
Um compreende em trabalhar de forma emergencial com frota e equipe própria de servidores para tapar buracos de pequena monta, onde não é necessário mobilizar tanto material e equipamento. Os funcionários públicos já estão atuando de forma ágil em algumas ruas do centro da cidade, principalmente aquelas que apesar de bem conservadas, tiveram buracos abertos em locais pontuais, atrapalhando o fluxo de veículos. O serviço evita também que os pequenos buracos aumentem de tamanho e causem ainda maiores problemas.
O outro formato de trabalho, ainda mais inovador, compreende em realizar um serviço mais consistente que as operações tapa-buraco e ao mesmo tempo menos complexo que o recape total. Trata-se de aplicação de revestimento especial para regularização da estrutura de ruas, denominada pela Prefeitura como “Revestimento Asfáltico”. Os primeiros pontos beneficiados por esta nova operação, executada pela Construpesa, foram nas proximidades do ITEL, mais exatamente nas até então prejudicadas ruas Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Muitas outras prejudicadas ruas pela cidade serão em breve atendidas pelas diferentes frentes de trabalho da Prefeitura de Lins, inclusive por esta nova operação de “Revestimento Asfáltico”.