10 OUT 2013
Prefeito Edgar recebe grupo dos primeiros agricultores orgânicos certificados de Lins e região

CODEC- Coordenadoria de Comunicação

Na manhã desta segunda-feira (07/10), o Prefeito Edgar de Souza recebeu em seu gabinete o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Hemerson Calgaro que apresentou ao Prefeito um grupo de agricultores, o qual no próximo dia 13 de novembro estará concluindo curso e recebendo certificação do Ministério da Agricultura como os primeiros agricultores orgânicos certificados de Lins e região, formando assim uma Organização de Controle Social – OCS.
O interesse dos agricultores de formalizar uma OCS vem desde o início deste ano, quando em evento técnico promovido pelo SEBRAE e Prefeitura eles conheceram detalhes da produção e certificação orgânica por meio da Organização, de acordo com padrões de monitoramento e fiscalização dos alimentos produzidos e isentos de produtos químicos.
Em abril o grupo iniciou o curso de Certificação Orgânica promovido pelo SENAR em parceria com o Sindicato Rural de Lins e Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
O grupo é formado por produtores rurais familiares que buscam a regulamentação da produção orgânica via OCS, que permite a venda direta ao consumidor sem a exigência de “selo”, de acordo e em conformidade com a Lei Orgânica e normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária a Abastecimento. Grande parte destes agricultores participa da Feira do Agricultor, que acontece todas as noites de sexta-feira na Praça Frederico Ozanan. A certificação garante que os alimentos produzidos e comercializados são realmente orgânicos.

10/10/2013
APOL