Ir para o conteúdo

Ir para conteúdo do site
Prefeitura de Lins
Acompanhe-nos:
Facebook
Youtube
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
19
19 MAR 2020
SAÚDE
Prefeitura amplia medidas preventivas contra o novo coronavírus em Lins

Administração municipal adotou série de ações para resguardar população; todos devem colaborar e seguir as recomendações oficiais

Mesmo que nenhum caso do novo coronavírus (covid-19) tenha sido confirmado até o momento na cidade a Prefeitura de Lins está seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo para a adoção de medidas preventivas.


Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura ampliou a série de ações que já haviam sido tomadas nos últimos dias, com o objetivo de proteger a população, mediante publicação do Decreto nº xxx.


Confira as medidas adotadas pela Prefeitura:


Servidores:


- Servidores municipais com mais de 60 anos de idade ou portadores de doenças respiratórias crônicas, pacientes em tratamentos oncológicos, as funcionárias públicas gestantes e lactantes deverão tirar férias acumuladas e licença-prêmio.


- Suspensão de férias dos servidores da Secretaria da Saúde, de 60 dias.

 

- Fixação, pelo período de emergência, de condições mais restritas de acesso aos prédios municipais, observadas as peculiaridades dos serviços prestados, limitando o ingresso às pessoas indispensáveis à execução e fruição dos serviços, e pelo tempo estritamente necessário. 

 

- Disponibilizar canais telefônicos, canais via internet ou eletrônicos de acesso aos interessados, como alternativa para evitar ou reduzir a necessidade de comparecimento pessoal nas unidades de atendimento.

 

- Reorganização da jornada de trabalho dos servidores, que a partir de 23/03/2020 será das 12 as 18 horas, com atendimento ao público das 12 as 17 horas, nos dias úteis, com rodízio de servidores (as) de cada Secretaria/Coordenadoria.

 

- Redução da carga horária de estagiários dos órgãos da Administração Direta para até 04 (quatro) horas diárias

 

 

Suspensão

 

Educação:


- Suspensão de atividades presenciais nas escolas municipais entre os dias 23 de março e 5 de abril - Não será computado falta.

 

- Interrupção das aulas na rede pública de ensino municipal (Educação Infantil, fases de Creche e Pré-escola, as escolas municipais de Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos, Escolas Filantrópicas e particulares credenciadas e conveniadas com o Poder Executivo) a partir do dia 23/03/2020 até o dia 05/04/2020, com orientação dos responsáveis e alunos acerca da COVID-19 e das medidas preventivas.

 

- A educação infantil na modalidade creche terá o atendimento emergencial àqueles casos excepcionais, mediante avaliação da Secretaria Municipal de Educação e informação ao Comitê Municipal de Resposta Rápida, para o devido acompanhamento.


- Sugestão de suspensão de aulas de educação básica e superior de escolas privadas.

 

Saúde:


- Atendimento Odontológico – suspensão do atendimento a pacientes agendados. Serão atendidos apenas pacientes em situação de urgência e emergência odontológica;


- Suspensão de todas as atividades e ações coletivas como grupos de gestantes, grupos de diabéticos e hipertensos, triagens e a Campanha de Prevenção Precoce do Câncer de Boca;


- A suspensão vai do dia 17 de março a 30 de março ou mediante novas orientações da Secretaria Municipal da Saúde.

 

Assistência Social:


Suspensão das atividades em grupo


- Atendimentos dos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos voltadas para crianças, adolescentes e idosos;


- Grupos socioeducativas dos Programas de Atendimento Integral a Família e de Atendimento Especializado a Família e Indivíduos;



- Centro Dia para os Idosos: Paralisação por 60 dias.

 


- Conselhos Municipais de Direitos (suspensas as atividades coletivas).

 

Fundo Social:

 

- Cursos desenvolvidos pelo Fundo Social de Qualificação Profissional.

 

Atendimentos Parcialmente Mantidos:

•    CRAS: funcionamento mantido, devendo ser suspenso o encaixe de pessoas sem agendamento para atualização do Cadastro Único;


•    CREAS: funcionamento mantido, ficando suspensas as atividades coletivas;


•    Sede SEMAS/administrativo: funcionamento mantido, ficando suspensas as atividades coletivas.


•    PROCON: os atendimentos presenciais serão limitados. Procurar preferencialmente os serviços por e-mail ou telefone (14 3533 7038) . As audiências e retornos agendados serão mantidos.

 

Atendimentos Mantidos:

 


•    Distribuição do leite in natura do programa Viva Leite;


•   Orienta às pessoas que não necessitam de atendimento com urgência a não irem aos serviços, a partir do dia 17 de março até o dia 3 de abril.

 

Eventos:

 

- Bares, restaurantes e similares devem adotar medidas de prevenção.


- Vedada a expedição de novos alvarás de autorização para eventos públicos e temporários, com aglomeração de pessoas em qualquer número, por 30 dias.

 

Audiências Públicas:


- Suspensas as audiências públicas que possam ser postergadas, ou realizá-las, caso possível, por meio remoto.

 

Horto Municipal:


- Visitação suspensa pelos próximos 30 dias, a partir desta quarta-feira, 18 de março;

 

Cultura: 


- Suspensão de aulas dos projetos "Varanda Viver com Arte". Oficinas Culturais , eventos que aglomere pessoas.


- Suspensão de visitas  no Museu, Biblioteca Pública, Casa do artesão e Casa Nicolau Zarvos. 


 

Esportes:


- Todas as atividades esportivas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Esportes estarão suspensas a partir do dia 18 de março, por prazo indeterminado. Informações adicionais: 3533 4297.

 

 

A Secretaria da Saúde, inclusive, criou o Comitê de Comunicação de Enfrentamento ao novo coronavírus para definir a melhor forma de divulgação, esclarecimentos e orientações sobre a doença à população e também para combater notícias falsas (fake news), que estão sendo veiculadas, principalmente, nas redes sociais.


O protocolo de enfrentamento ao novo coronavírus está disponível no site da Prefeitura Municipal.


É importante que a população colabore e siga as recomendações de higiene pessoal, principalmente quanto à limpeza das mãos com água e sabão, e de distanciamento social, evitando locais com aglomeração de pessoas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lins

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lins
Local: Lins - SP
VINCULADOS À PÁGINA:
SESA I Secretaria de Saúde
Av. Nicolau Zarvos, nº 754
CEP: 16401-300
Segunda a Sexta, das 08:00 às 18:00 horas.
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia