16 DEZ 2019
NOTA – DESABASTECIMENTO DA VACINA PENTAVALENTE E DTP

NOTA – DESABASTECIMENTO DA VACINA PENTAVALENTE E DTP

A Secretaria Municipal de Saúde de Lins esclarece conforme oficio circular Nº 105/2019/SVS/MS a indisponibilidade das vacinas Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hemofilus e hepatite B) e DTP (difteria, tétano e coqueluche) conforme segue abaixo:

Vacina Pentavalente: As doses recebidas pelo Ministério da Saúde foram interditadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, e com base na Resolução nº 1.545 de 11/06/2019, não poderão ser utilizadas nem distribuídas. Foi aberto processo junto à OPAS com a solicitação de recolhimento e substituição, mas sem previsão para finalizar o processo de reclame. No mês de setembro, foi recebido novo quantitativo do laboratório Serum India e foi distribuído aos estados como extra. Contudo, para a rotina de outubro, não havia estoque disponível.

Vacina difteria, tétano e coqueluche - DTP: Afim de garantir o estoque estratégico nacional não foi possível atender à demanda dos estados. A carga recebida está aguardando a análise pelo INCQS.

O Ministério da Saúde tem realizado todos os esforços possíveis para a regularização da distribuição dos imunobiológicos e vem, insistentemente, trabalhando conjuntamente com os laboratórios na discussão dos cronogramas de entrega, com vistas a reduzir possíveis impactos no abastecimento desses insumos ao país.

À disposição para dúvidas e esclarecimentos.

Atenciosamente,

Enfª Mariana Batelochi Sioni Rozeno