13 SET 2019
Projeto Óleo Amigo faz primeira coleta de óleo na sede administrativa da Prefeitura de Lins

Na última quarta-feira (11), foi realizado na Prefeitura de Lins - Centro Administrativo a primeira coleta de óleo de cozinha usado, realizado pela JBS Ambiental numa ação do Projeto Óleo Amigo.

A Prefeitura de Lins recebeu recentemente o primeiro ponto para depósito do óleo a ser coletado.

O Projeto Óleo Amigo teve início em 2016, é uma iniciativa da JBS Ambiental juntamente com a JBS Biodiesel visando recolher o meio ambiente a maior quantidade possível de óleo de cozinha usado que geralmente é descartado erroneamente e transformá-lo em biocombustivel, neste caso biodiesel, que é menos poluente.

Segundo a Supervisora do Projeto Óleo Amigo,  Tatiana Fátima de Souza o óleo de cozinha descartado em local inadequado causa entupimento de redes de escoamento doméstico, atrai animais peçonhentos, além de poluir grandes riquezas ambientais como o solo, efluentes e o lençol freático, podendo pôr em risco a água que consumimos, pois, este óleo, segundo pesquisadores, um litro tem potencial de poluir até 20 mil litros de água.

O projeto está presente em 39 cidades e conta com 242 pontos de coleta. Desde 2016, a JBS recolheu do meio ambiente 8,5 milhões de litros de óleo.

Em Lins, são 68 pontos de coleta, mais de 10 mil alunos participam do Projeto e além das escolas, há pontos no comércio destinando-o de forma adequada.

"A parceria é de extrema importância ao nosso município e a todo o planeta", destaca Pablo Rodrigues da Silva Ares, responsável pela abertura de mercado, contato nas escolas e estabelecimentos, a iniciativa de cada cidadão em retirar um material poluente e reutilizar, nos faz crer no potencial que temos em mudar os nossos hábitos e no compromisso da JBS em cuidar do planeta.

É valido lembrar que qualquer cidadão pode contribuir, deve separar o óleo, colocar num recipiente fechado e depositar num local que a JBS Ambiental fará o recolhimento.

Todo o óleo coletado nas escolas municipais, é revertido em um valor simbólico e aplicado na escola participante. Para o ano de 2019 a meta de coleta De todo projeto é de 4.7 milhões de litros. O programa Óleo Amigo gera empregos diretos em indiretos.

Pontos de Coletas para que as pessoas possam fazer a doação do óleo em Lins:

•    EE Prof.º Dorival Calazans Luz
•    EE Fernando Costa
•    EE 21 De Abril
•    EE José Ariano Rodrigues
•    EE Prof.º Jorge Americano
•    CEPT DE LINS (HORTA)
•    EE Prof.º Decia Lourdes M Dos Santos
•    EE Pe. Eduardo Rebouças De Carvalho
•    Etec de Lins
•    EMEI “Carlos Aparecido Sanches"
•    EMEI “Egilda Sciamarelli Prado”