03 SET 2019
Projeto Cidade Limpa em Lins recolhe aproximadamente 200 toneladas de materiais inservíveis

O Cidade Limpa deste ano arrecadou mais de 195 toneladas de materiais inservíveis (exceto, resíduos de construção e galhos de árvores) entre os dias 26 a 30 de agosto. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Lins e a TV Tem.

Na edição deste ano, 57 trabalhadores foram divididos em 15 equipes que passaram por todos os bairros de Lins. Entre os principais materiais recolhidos estavam móveis velhos e quebrados, tapetes, aparelhos eletrônicos, fogões, geladeiras, liquidificadores. Os bairros com maiores volumes de materiais inservíveis foram Ribeiro, Cohab Cris, Bom Viveres e Paulo Freire.

A ação já é realizada no município periodicamente,  semanalmente é disponibilizado nas redes sociais da Prefeitura e site o cronograma de Limpeza Pública que contempla a coleta de galhos e inservíveis. “Isto é muito bom para cidade, pois, tira toda a sujeira que acumulam nas casas e evita não ser jogado nas vias públicas, evitando bichos, ratos e até a dengue", destaca Miquéias de Oliveira Melo, de 27 anos.

A secretária de Obras Públicas, Valentina de Lorenzo acompanhou os trabalhos durante todo o período do projeto e avaliou que o mutirão da limpeza superou as expectativas.

Ela lembra que há três meses foi realizada uma campanha para auxiliar no combate à dengue que durou 30 dias no município. “Foram coletados naquela ação cerca de 400 toneladas, que somados ao montante do Cidade Limpa, ultrapassa as 600 toneladas de materiais”, calcula a secretária.

Para o prefeito, Edgar de Souza o envolvimento da população garante o sucesso do projeto. “Quero agradecer a todos que colaboraram, em especial a Sabesp, Usina Lins, Monte Azul, Peralta, Contrupesa, Cheiro Verde e todas as secretarias envolvidas, esse material recolhido receberá a destinação correta e não trará prejuízos nem ao meio ambiente nem a saúde da população, vale destacar que infelizmente após as equipes passarem nos bairros os munícipes já estavam descartando novos inservíveis, é muito importante que se tentem ao cronograma e ajudem a deixar a cidade limpa”. Destacou.

Todo o material recolhido foi encaminhado e triado para algumas empresas, lixo, para o Transbordo, reciclados para Coopersol - Cooperativa de Recicladores de Lins,  entulhos para EcoSolutions e  galhos e inservíveis para o Bolsão de Galhos, que darão a destinação adequada a esses materiais.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024