03 DEZ 2018
Secretaria de Saúde realizou caminhada em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Mosquito da Dengue e Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Para celebrar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS e o Dia Nacional de Combate ao Mosquito da Dengue, a Prefeitura de Lins, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma caminhada na manhã desta sexta-feira (30). A saída correu na Catedral de Santo Antônio e se estendeu até a Praça Frederico Ozanan.

A caminhada do Dia Nacional de Combate ao Mosquito da Dengue que teve como objetivo, alertar a população sobre a necessidade de eliminação de mosquitos para evitar epidemias de arboviroses, fechou a semana Estadual de Combate ao Aedes Aegypti.

Já a caminhada da luta contra a AIDS, teve como objetivo, estimular a população a refletir sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estão vulneráveis.

A secretária de Saúde, Cláudia Nunes, participou do evento acompanhada da diretora de Vigilância Sanitária, Mariana Batelochi, da gestora da ABBC – Associação Brasileira de Beneficência Comunitária, Flávia Fernandes, da coordenadora de Saúde Coletiva, Melissa Rochet, agentes comunitários, profissionais das Unidades de Saúde, além dos alunos do curso de enfermagem da Unilins.

A Secretaria de Saúde convida a população a fazer o teste no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento -. O Centro desenvolve atividades preventivas pelo município em escolas, empresas, instituições, universidades entre diversas parcerias. Nessas atividades são realizadas palestras educativas e informativas sobre as referidas doenças, bem como em algumas oportunidades, a realização da testagem rápida.

Segundo Cláudia Nunes, “a caminhada foi de extrema importância para conscientizar a população do perigo do mosquito da dengue já que está chegando o verão, uma época bem perigosa”. Ainda sobre a caminhada, a secretária de Saúde declarou “também foi bom poder chamar a atenção do munícipe para os cuidados com a AIDS. O município tem o CTA, que realiza testes rápidos de diversas doenças, é um cuidado a mais que a Secretaria de Saúde tem para com a população”.

CTA

Foi inaugurado na gestão do Prefeito, Edgar de Souza, no ano de 2013, com o objetivo de atender toda a população de Lins, com interesse em realizar exames de HIV/AIDS, Sífilis, Hepatite B/C, receber orientações preventivas quantos essas doenças e retirar insumos preventivos como preservativo masculino, feminino e gel lubrificante.

O Centro de Testagem Rápida está localizado na Rua Cônego Vicente Francisco de Jesus, 466 – Jardim Santa Clara. O horário de funcionamento é das 07h30 às 13h30. Para mais informações, ligue no número (14) 3532-4639.