28 NOV 2018
Nota - Meningite

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica confirma que o óbito ocorrido no município de Lins no dia 11/11/2018 de uma criança de 5 anos foi causada por meningite bacteriana com meningococcemia sendo que,  a bactéria isolada foi Neisséria Meningitidis sorogrupo B  (meningococo B).

Quanto às medidas preventivas, durante a suspeita do caso a Divisão de Vigilância Epidemiológica havia realizado bloqueio aos comunicantes, sendo eles: familiares, escolares e profissionais de saúde envolvidos em procedimentos com a criança.

Doença meningocócica: meningite e meningococcemia é uma infecção bacteriana aguda, rapidamente fatal, causada pela Neisseria meningitidis. Esta bactéria pode causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central (meningite) e infecção generalizada (meningococcemia).

Ressaltamos algumas medidas importantes na prevenção da doença meningocócica: frequente higienização das mãos, utilizar lenço descartável para higiene nasal, manter os ambientes bem ventilados, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, adotar hábitos saudáveis  como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.