Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura de Lins
Acompanhe-nos:
Facebook
Youtube
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
NOV
05
05 NOV 2018
Secretaria de Saúde divulga balanço da Campanha Outubro Rosa 2018

A Secretaria Municipal de Saúde de Lins, por meio do departamento de Saúde Coletiva e ABBC, divulga dados em relação a Campanha Outubro Rosa 2018. Foram desenvolvidas nas Unidades de Saúde e diversas instituições ações de saúde voltadas a saúde da Mulher, por meios da oferta de serviços de promoção de saúde e prevenção de doenças.

Outubro é o Mês de Conscientização sobre Câncer de Mama. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação popular. 

A secretária de Saúde, Claudia Nunes, destaca que para atingir o objetivo desta campanha, o município articulou suas equipes estendendo o horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família com apoio da equipe NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família - na semana de 15 a 19 de outubro para possibilitar a oferta do serviço de saúde às mulheres que não tem a possibilidade de comparecer às unidades, devido trabalharem em horário comercial.

Portanto, no intuito de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero e desmistificar conceitos em relação às doenças, vários trabalhos foram realizados,dentre eles: abordagens com trabalhados em sala de espera com orientações sobre qualidade de vida; coleta para o exame de Papanicolau; solicitação de mamografia, além dos trabalhos realizados em empresas do município as quais solicitaram previamente.

Este ano, a campanha do Outubro Rosa, realizou apenas neste mês, 404 coletas de exames de Papanicolau e 537 exames de mamografia. Sendo oportuno enfatizar que é de grande valia todo trabalho voltado a esta causa tão nobre, de conscientização e oferta de serviços os quais o Sistema Único de Saúde – SUS - garante a oferta gratuita as Mulheres de nosso município.

 

As palestras desenvolvidas neste mês foram em todas as unidades básicas de saúde, no Grupo Linense de Combate ao Câncer, Santa Paulina, JBS, Fundação Casa.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lins

Av. Nicolau Zarvos, nº 754
CEP: 16401-300
Segunda a Sexta, das 08:00 às 18:00 horas.
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia