27 SET 2018
JEPOE - Jovens em Exercício do Programa de Orientação Estadual teve início em Lins

Teve início neste mês de setembro, o Programa de Orientação Estadual de Alistamento Civil – JEPOE - Jovens em Exercício do Programa de Orientação Estadual -, um programa de qualificação profissional, destinado ao desenvolvimento pessoal e social de jovens entre 16 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade.

O JEPOE oferece cursos de Formação Cidadã e de Qualificação Profissional em atividades de interesse social junto à comunidade. O programa é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), por meio da Coordenadoria de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante e no município de Lins, a SEMAS foi responsável por guiar o programa.

O curso contará com 02 módulos sendo o primeiro com duração de um mês, que aborda a FC formação cidadã e o segundo com duração de 05 meses, que conta com a qualificação profissional e ação comunitária. O curso de Formação Cidadã será realizado de segunda a sábado. Já o de Qualificação Profissional, que abrange aulas teóricas de qualificação profissional, contam com uma carga horária de 120 horas cada, sendo 4 horas por dia, de segunda a sexta, no contraturno escolar.

Cada jovem receberá bolsa auxílio no valor de R$ 500,00 por mês, a partir do segundo mês.

O objetivo do programa é contribuir para a ampliação de perspectivas dos jovens quanto ao seu papel e participação na sociedade, além de colaborar para a segurança de cada uma das comunidades envolvidas.

Formação Cidadã

A Formação Cidadã compreende as seguintes disciplinas: Primeiros Socorros, Noções de Direito, Cidadania, Ética, Educação Moral, Igualdade e Inclusão, Ordem Unida, Noções de Trânsito, Educação Para o Trabalho, Empreendedorismo, Saúde e Segurança no Trabalho, Educação Financeira, Desenvolvimento Sustentável, Relacionamento Harmônico com a Natureza, Higiene Pessoal e Educação Sexual.

Qualificação Profissional

Na Qualificação Profissional os jovens poderão optar entre os cursos de : Monitoria e Recreação Esportiva, Assistente de Mídias Sociais, Rotinas Administrativas, Panificação e Garçom.

Equipe

A equipe conta com 07 policiais militares reformados, 01 psicólogo, 01 assistente social, 01 coordenador pedagógico, 01 coordenador administrativo/operacional, 02 auxiliares, sendo 01 administrativo e 01 pedagogo.

Vagas

Nossa cidade atenderá 193 jovens, sendo 50 mulheres, compondo 30% das vagas e 143 homens, todos divididos em 07 pelotões.

Esse projeto está sendo realizado em nosso município através de parceria do Governo de Estado e Administração Municipal. Nossa cidade está entre as 16 cidades selecionadas para o projeto piloto.