06 AGO 2018
Prefeitura de Lins divulga balanço do “Julho Amarelo”

A Prefeitura de Lins, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulga o balanço da campanha  “Julho Amarelo”, mês de combate as Hepatites Virais.

Além do atendimento intensivo nas Unidades Básicas de Saúde, também foram feitos testes rápidos, panfletos, palestras e orientações.

Existem vários tipos de hepatites, as mesmas são classificadas por letras do alfabeto: A, B, C, D e E. No Brasil, as mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.

Dados da Vigilância Epidemiológica revelam que durante a campanha, realizada de 16 a 31 de julho, foram feitos 1260 testes de Hepatite B e C, 11 deram resultado positivo para a Hepatite C e 03 para a Hepatite B.

Os pacientes com resultado positivo foram encaminhados ao Centro de Testagem Rápida – CTA – para a realização do exame confirmatório.

Prevenção:

A melhor forma de prevenir as doenças é com a vacinação. A mesma é disponibilizada na Rede Pública. Outros cuidados como, a utilização de preservativos em relações sexuais e a higiene adequada pessoal e de alimentos, ajudam a evitar o contato com o vírus.

Outra dica importante: jamais compartilhe seringas, agulhas, laminas de barbear, alicates de unha, ou qualquer outro objeto que possa perfurar ou cortar a pele.

Faça consultas e exames de rotina, fique a tento a sua saúde.