A 10ª Copa Nozimoto de Gateball de Lins foi realizada no domingo (22), no Campo de Gateball.
O evento foi aberto ao público e fez parte das programações de aniversário de Lins. Participaram do certame, oito equipes: Lins, Cafelândia, Birigui, Getulina, Jales, Pompéia e São José do Rio Preto, os quais competiram em duas categorias, Ouro e Prata.
Na categoria Ouro, a equipe campeã foi São José do Rio Preto, em 2º lugar ficou a equipe de Jales, seguida por Lins em 3º lugar.
Já na categoria Prata, Biriguí foi a equipe campeã, seguida por Pompéia que ficou em 2º lugar e Cafelândia, em 3º lugar.
O Secretário de Esporte e Lazer, Luiz Henrique Ramos da Silva, esteve presente representando o Prefeito, Edgar de Souza, ao lado do Vereador, Akio Matsuuda. Para o Secretário, “a Copa Nozimoto de Gateball é uma maneira de mostrar que Lins abrange diversos tipos de esporte e cultura”, afirma.
O Esporte
O gateball foi criado em 1947 no Japão por Eiji Suzuki. Suzuki tinha esse jogo originalmente concebido para crianças acima de tudo, mas os idosos estão entusiasmados com Gateball.
O Gateball é jogado em uma quadra retangular de 20 a 25metros de comprimento e 15 a 20 metros de largura. Cada quadra tem três arcos e um pino central. É jogado por dois times contendo cinco jogadores cada. Os jogadores têm bolas numeradas correspondentes com suas ordens de jogo.
As bolas são vermelhas ímpares e as brancas são pares. Os times marcam um ponto por bola rebatida com o taco que atravesse um arco e dois pontos por atingir o pino central. Um jogo de gateball tem duração de 30 minutos[7].