17 ABR 2018
Secretaria de Saúde realiza Roda de Conversa em conscientização ao Autismo

Na última sexta-feira (13), a Prefeitura de Lins através da Secretaria de Saúde, por meio do CAPS Infantil, realizou a 3ª Roda de Conversa sobre Autismo, em virtude ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que foi comemorado dia 02 de abril.

O objetivo do evento foi conscientizar as agentes de saúde e servidoras da Rede Municipal de Saúde, sobre este tipo de transtorno desenvolvimento no cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo todo.

Na oportunidade foi realizada uma abordagem sobre sinais precoce de autismo.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o CAPS Infantil de Lins conta com uma equipe multidisciplinar que atende crianças e adolescentes de 5 a 18 anos com transtornos mentais moderados e severos, abrindo de segunda a sexta-feira, na Rua Rodrigues Alves, 372 - Centro, das 7h às 17h.

Para mais informações pelo telefone (14) 3523-4724.

O evento contou com o apoio da ABBC e Câmara Municipal.

Autismo

O dia 02 de abril é o dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo e, levando-se em conta que aproximadamente 1% da população mundial ou um em cada 68 indivíduos apresenta algum transtorno do gênero, é necessário dar mais atenção ao transtorno do espectro autista.

Os níveis da patologia estão divididos em leve, moderado e grave, sendo os mais conhecidos o Autismo Infantil e a Síndrome de Aspeger. Os sinais do autismo, quando leve ou moderado, costumam ser percebidos em idade escolar ou quando há um atraso na linguagem oral durante a infância.

O diagnóstico acontece com a avaliação clínica de um psiquiatra infantil ou neuropediatra, que se baseia na análise dos sintomas citados acima, além da realização de outros exames complementares que, apesar de não identificarem o transtorno, servem para verificar a existência de duas ou mais doenças em simultâneo e/ou relacionadas.

O tratamento, normalmente multidisciplinar, consiste em permitir a compreensão linguística da criança, auxiliar sua expressão simbólica e possibilitar seu desenvolvimento cognitivo e motor.

Local: Lins