02 ABR 2018
NOTA – Mão - Pé - Boca

Lins, 28 de março de 2018.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica alerta quanto à doença Mão-pé-boca que vem apresentando surtos nas creches do município de Lins e região.

Segue abaixo algumas informações sobre a doença e orientações quanto a     prevenção:

Período de incubação:  3 a 6 dias

Agente etiológico: Enterovírus, incluindo Coxsackievirus ( A16) e enterovirus 71 (EV71)

Transmissão: Secreções respiratórias (saliva, secreção nasal e faríngea) , via oral-fecal.    Uma pessoa infectada pode transmitir a doença pelo contato próximo, pelo ar ( ao espirrar, tossir     ou     falar), pelo contato com fezes e  com superfícies ou objetos contaminados.

O período maior de transmissibilidade é na primeira semana da doença, mas esta     transmissão     pode se     estender por vários dias após a remissão dos sintomas.

Prevenção e Tratamento: Não há vacina para proteger contra os vírus que causam a doença mão, pé e boca.

É muito importante assegurar medidas adequadas de higiene pessoal e do ambiente  e  o isolamento social dos doentes durante a evolução da doença.

Uma pessoa pode diminuir seu risco de ser infectado se:

- Lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de trocar fraldas e usar o banheiro.

- Promover a limpeza e desinfecção de superfícies frequentemente tocadas e itens sujos, incluindo     brinquedos.

- Evitar contato próximo, como beijar, abraçar ou compartilhar utensílios ou copos.

As lesões orais podem ser dolorosas dificultando a deglutição, sendo importante evitar a desidratação.

Não há tratamento específico  para a doença, apenas sintomáticos. Buscar avaliação médica para     orientação.

Afastar da escola as crianças sintomáticas.

Enfª. Mariana Batelochi S. Rozeno

Srª. Claudia Regina Nunes