29 JAN 2018
Secretaria de Saúde realiza reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal

Foi realizada nesta última quarta-feira (24), a primeira reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal - GTI-M – no gabinete da Saúde. Estiveram presentes os representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Secretarias de Educação Municipal e Estadual de Lins.

O encontro teve como objetivo avaliar os resultados referentes às ações de saúde feitas nas escolas contempladas pelo Programa de Saúde na Escola – PSE -, durante os dias 20 a 24 de novembro de 2017.

O PSE trabalhou em parceria com as Unidades de Saúde da Família – USF – e Unidades Básicas de Saúde – UBS. Os temas prioritários pactuados em 27 escolas, totalizando 4.867 alunos, sendo eles:

• Atualização vacinal dos estudantes
  • Alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil
  • Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti
  • Avaliação de Saúde Bucal e aplicação tópica de flúor
  • Saúde ocular e identificação de possíveis sinais de alteração
  • Avaliação da saúde auditiva e identificação de possíveis sinais de alteração
  • Prevenção das violências e dos acidentes
  • Identificação de sinais de agravos de doenças em eliminação
  • Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.
  • Realização de práticas corporais, da atividade física e do lazer.
  • Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos Humanos.
  • Prevenção de DST/ AIDS e orientação sobre direito sexual e reprodutivo

As ações apontaram um diagnóstico da situação nutricional, da acuidade visual, bucal e auditiva dos educandos neste período, além de verificarem a atualização das Cadernetas de Saúde, os encaminhamentos dos casos conforme necessidade apresentada e as propostas de oficinas juntamente com as palestras com temas relevantes a faixa etária.

Posterior à apresentação dos resultados, observou-se que o Índice de Massa Corporal - IMC dos educandos mostrou-se significante, onde 42,86% dos alunos avaliados estão com sobrepeso.

Este índice servirá de ferramenta para o controle da obesidade nestas unidades escolares sugerindo cantinas escolares mais saudáveis, palestras e oficinas voltadas a importâncias de uma alimentação adequada, bem como atividade física, entre outros.

O PSE irá acontecer anualmente, e este ano, a proposta é para que ocorra na 2ª quinzena de Agosto/2018.

Fonte: CODEC – Coordenadoria de Comunicação

Fonte: Fonte: CODEC – Coordenadoria de Comunicação