10/11/2017 às 08:25:00
› NOTA Campanha de Controle da Tuberculose “busca ativa de sintomáticos respiratórios”
› Local: Lins

Divisão de Vigilância Epidemiológica

Lins, 09/11/2017

Campanha de Controle da Tuberculose

“busca ativa de sintomáticos respiratórios”

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica informa que no período de 06 a 30 de novembro de 2017, está realizando no município de Lins a Campanha de Controle da Tuberculose “busca ativa de sintomáticos respiratórios”.

A Campanha tem como objetivo diagnosticar precocemente os casos de Tuberculose, interromper a cadeia de transmissão e reduzir a incidência da doença, lembrando que os casos bacilíferos é a principal fonte de disseminação da Tuberculose, que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada, ocorrendo demora na procura dos serviços de saúde. Os sintomas da doença são: tosse por mais de três semanas, febre (mais frequente ao entardecer), suor noturno, falta de apetite, emagrecimento e cansaço, porém, o sintoma mais frequente no adulto é a tosse.

Informamos que no município de Lins a Unidade de referência para diagnóstico e tratamento da Tuberculose é o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), sendo que todas as unidades do município estão preparadas para receber os pacientes sintomáticos, realizando a primeira avaliação e encaminhamentos necessários.

Portanto, todas as pessoas que apresentam tosse por mais de 3 semanas acompanhada ou não de algum dos seguintes sintomas: febre, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento e cansaço, procurem uma Unidade de Saúde para avaliação e coleta de escarro (baciloscopia) para exame em tempo oportuno, independente da Campanha, o paciente poderá procurar uma unidade de saúde caso apresente os sintomas e fazer o exame.

Ressaltamos que durante a campanha está sendo realizada busca ativa de sintomáticos respiratórios por todo o município, esperando assim identificar novos casos e iniciar precocemente o tratamento e as medidas de controle da doença.

Atenciosamente,

Enfª  Mariana Batelochi S. Rozeno

Diretora da Vigilância Epidemiológica

Claudia Regina Nunes

Secretária Municipal de Saúde

SESA - Lins

© Copyright Instar - 2006-2017.