19 OUT 2017
Poupatempo comemora 20 anos com mais de 565 milhões de atendimentos

O maior programa de desburocratização da história do Brasil, criado em 1997 pelo ex-governador de São Paulo Mario Covas, comemora 20 anos nesta sexta-feira, 20. Desde a abertura da primeira unidade, na Sé, o Poupatempo já prestou mais de 565 milhões de atendimentos. Hoje, o programa tem 71 unidades fixas no Estado de São Paulo e uma unidade móvel que atende comunidades da periferia da Grande São Paulo.

O conceito do programa de governo é o de atender a todos os cidadãos, sem distinção, em um mesmo espaço, com eficiência e cortesia. Com 13,3 mil colaboradores, o Poupatempo presta em média 185 mil atendimentos por dia, ou 4,4 milhões por mês.

Durante o período, os postos Poupatempo emitiram 52,4 milhões de Carteiras de Identidade, 27,5 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação, 16 milhões de Atestados de Antecedentes Criminais e 12,9 milhões de Carteiras de Trabalho.

Em duas décadas de existência, o padrão Poupatempo de atendimento mantém aprovação recorde, com 99% de ótimo e bom nas pesquisas com usuários. Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.

O programa é gerido pela Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo que no ano passado foi eleita a melhor empresa da indústria digital no ranking ‘Melhores & Maiores’ da revista Exame.

Para comemorar o aniversário de 20 anos, o Poupatempo montou uma exposição de fotos que destacam a evolução na forma de atendimento. Intitulada "Poupatempo 20 anos - Excelência no atendimento e novas tecnologias a serviço do cidadão", a exposição já está no corredor principal da unidade da Sé e será exibida também em todos os postos da Capital e em grande parte das unidades do interior e litoral.

A Prodesp também está promovendo visitas dos colaboradores do Poupatempo ao seu Data Center, em Taboão da Serra. A quinta turma de 50 colaboradores vai visitar a central de dados no dia 20.

Como parte das comemorações, a Prodesp promove no dia 19, véspera do aniversário, um seminário sobre 'Acessibilidade digital'. Um dos painéis será 'Acessibilidade digital e inclusão no Programa Poupatempo'. O evento terá a participação atendente Gislaine Ferreira, de São José dos Campos, que é cega, e do técnico da coordenadoria do e-Poupatempo José Antônio Figueiredo, que é surdo. O seminário tem o objetivo de conscientizar técnicos que criam sites e aplicativos para a importância de pensar na acessibilidade desde o início do desenvolvimento de novos produtos, seguindo o conceito do Poupatempo de cidadania para todos.

Programação

Além da exposição de fotos, os postos também prepararam atividades culturais e todos os colaboradores vão cantar o Parabéns a você, entre às 12h e 13h, no período de troca de turno, no dia 20 de outubro.