06 JAN 2017
Nota - Saúde

Lins, 05 de janeiro de 2017.

Ministério da Saúde começa oferecer a vacina contra HPV e Meningite C para adolescentes Meninos e Meninas.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, informa que o Ministério da Saúde começa a oferecer a partir deste ano a vacina contra HPV para meninos na faixa etária de 12 e 13 anos. A ampliação da faixa etária será feita de forma gradativa até 2020, quando a vacina estará disponível para meninos de 9 a 13 anos. As alterações atingem também portadores de HIV, onde passarão a ser vacinados meninos e homens entre 9 e 26 anos.

Com relação à vacinação das meninas contra HPV, a faixa etária será de 9 a 14 anos. Entre mulheres, o HPV está associado ao maior risco para desenvolvimento de câncer de colo de útero, de vulva, vaginal e verrugas genitais. No público masculino, o objetivo da vacina é proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus.

Além da vacina contra HPV, o Ministério da Saúde vai modificar também o esquema da vacina contra Meningite C e passar a ofertá-la para adolescentes meninas e meninos. A ampliação será feita de forma gradual, em 2017, começa com 12 a 13 anos. Em 2020, estarão contemplados todos os meninos e meninas entre 9 e 13 anos.

meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro. Trata-se de uma doença grave, que envolve o sistema nervoso central e pode levar à morte. Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, rigidez de nuca e, algumas vezes, manchas na pele (tipo picada de mosquito). Em crianças pequenas, há também o abaulamento de fontanela (moleira inchada). Apesar de grave, a meningite bacteriana tem cura, desde que diagnosticada rapidamente e tratada com antibiótico apropriado.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem uma capacitação sobre as novas atualizações do calendário vacinal com todos os profissionais da Atenção Básica. Procure a unidade mais próxima de sua residência e atualize sua caderneta de vacinação.

Colocamo-nos a disposição para qualquer dúvida que possa ocorrer.

DVE: 14-35334283

Mariana Batelochi S. Rozeno