01 DEZ 2016
Vigilância epidemiológica realiza coletiva para divulgar Campanha contra AIDS

Ações irão acontecer até o dia 02 de dezembro nas Unidades de Saúde e CTA

Na manhã dessa quarta-feira (30), a Secretaria de Saúde através da Divisão de Vigilância Epidemiológica realizou uma coletiva de imprensa para divulgação da Campanha Fique Sabendo, devido ao Dia Mundial de luta contra AIDS, que é celebrado no dia 01 de dezembro.

A enfermeira Juliane Ravagnani, que é coordenadora do Programa Municipal de DST, AIDS e hepatites virais do município, falou com a imprensa e também divulgou dados relacionados à doença. Segundo ela, a Campanha que teve início no dia 28 de novembro e vai até o dia 2 de dezembro, tem o objetivo de intensificar o diagnostico precoce do HIV e também da sífilis.

Juliane explicou ainda, que as realizações de exames estão acontecendo no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, e também nas Unidades de Saúde, com horário estendido até às 20h, para atender todos os tipos de público do município. “Essas ações fazem parte de uma mobilização Estadual, da qual Lins faz parte há 6 anos”, conta.

De acordo com a coordenadora, a Campanha visa ainda o enfrentamento do diagnostico tardio e busca proporcionar um tratamento oportuno, para dar uma melhor qualidade de vida a todos àqueles que são portadores do vírus. Juliane destacou que durante todo o ano este serviço de prevenção e testagem são realizados no CTA, com demanda espontânea. “Neste período de campanha nós intensificamos e divulgamos ainda mais para poder conscientizar toda população”.

Segundo dados estatísticos citados durante a coletiva, Juliane explica que no Brasil até 2015, 830 mil pessoas estão vivendo com HIV, sendo que aparecem 44 mil novos casos por ano e morrem 15 mil pessoas. Em Lins o primeiro caso foi registrado em 1987 e até 2015, 652 casos constam nos registros. “Devemos levar em conta que esses números não são apenas de Lins, pois atendemos também pacientes da região. Além disso, estes casos são apenas os que chegam até o CTA, por isso devemos levar em conta todos aqueles que estão infectados, mas ainda não foram diagnosticados e não entram neste número”, destaca.

Campanha

Devido aos altos números, a doença ainda é considerada uma epidemia e por isso as ações de conscientização são tão importantes. Em Lins, por exemplo, de acordo com dados da Secretaria de Saúde, 41 pessoas foram diagnosticadas soro positivo neste ano de 2016. “Estes números são bem altos, pensando pelo lado que a doença pode ser prevenida pelo uso de preservativos”, explica a coordenadora, que destaca ainda a inovação na Campanha deste ano que vem focando também na prevenção e conscientização da sífilis, que é uma doença que vem crescendo no estado e também no município. Ela tem sua gravidade pela sífilis congênita, que é quando a mãe passa para criança durante a gestação.

Juliane destaca ainda que a sífilis é diferente da AIDS, pois ela além de tratamento, tem cura, já a AIDS permite apenas uma expectativa de vida maior a aqueles que descobrem a doença precocemente e realizam o tratamento de forma correta.