22 NOV 2016
Comitê Tietê – Batalha comemora 20 anos com solenidade realizada em Lins

Prefeito Edgar de Souza que é o atual Presidente, esteve presente participando do evento

Na sexta-feira (18), aconteceu em Lins, o evento em comemoração aos “20 anos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê - Batalha”, onde foi apresentada uma retrospectiva das ações já realizadas e também projetadas as metas para os próximos 10 anos do Comitê.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o  Presidente do Comitê e Prefeito de Lins, Edgar de Souza, o Secretário Executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê – Batalha, Lupercio Ziroldo Antonio, do Vice-Presidente do Comitê, Argemiro Leite Filho e também vários  Prefeitos da região, integrantes do Comitê e representantes de entidades ligadas ao evento.

Comitê

O Sistema Integrado de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, preconizado pela Lei 7663 de 1991, instituiu no território paulista o gerenciamento de águas através da implantação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, com o objetivo de conservar e recuperar a quantidade e a qualidade das águas.

Ao todo são 21 colegiados no Estado, formados por membros da sociedade civil, do poder público municipal e representantes do Governo. A bacia hidrográfica do Tietê – Batalha que teve a instalação de seu Comitê no município de Lins em 1996, conta hoje após 20 anos 39 membros, 13 representantes de Órgãos Estaduais, 13 representantes de Prefeituras Municipais e 13 representantes da Sociedade Civil.

Além da convenção, no período da manhã no mesmo dia, aconteceu também uma oficina de "Planejamento Estratégico CBH/TB para 2030", onde foram definidas metas para o CBH/TB.

Para o Prefeito Edgar de Souza é uma alegria muito grande participar do Comitê ainda mais podendo fazer parte da história desses 20 anos. “O comitê tem um papel estratégico fundamental na gestão dos recursos hídricos e no apoio as prefeituras em tudo que esteja relacionado à questão da água e as questões de sustentabilidade” explica o Chefe do Executivo, que destaca ainda que Lins já recebeu recursos liberados pelo comitê e possui projetos como prosseguimento da canalização do Campestre e galerias.

O comitê é responsável por liberação de recursos para obras destinadas ao setor hídrico, como a canalização de rios, galerias, prevenção de enchentes e outras.