Na última quarta-feira (15), Lins foi sede de uma das etapas do Concurso de Moda Inclusiva no Interior. O evento que é promovido pela Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentado.
A etapa sediada no município aconteceu na Casa da Cultura, onde foram realizadas apresentações dos trabalhos inscritos, desfile de moda inclusiva com modelos atendidos pelas entidades de Lins e apresentações artísticas do Núcleo de Apoio Integrado ao Atendimento Educacional Especializado “Profª Elizabeth Guedes Chinali”.
Além disso, também foi realizada exposição de artesanato feito pelas pessoas atendidas no CREBIM, APAE, Fundo Social, Casa do Artesão e Núcleo de Atendimento Especializado. Também foram oferecidas sessões de massoterapia feitas por pessoas com deficiência visual durante todo o evento, com apoio da AMUL e SESCOOP/SP.
Na oportunidade, estiveram presentes o Prefeito de Lins Edgar de Souza, o Vereador Valdecir do Ponto Chic, representando a Câmara dos Vereadores, a Presidente do Fundo Social, Adelina Dinalli, a Coordenadora do Projeto de Moda Inclusiva Daniela Auler e a Secretária Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiências e Mobilidade Reduzida de Campinas , Emmanuelle Lopes Garrido Alkmin Leão, que é nascida em Lins.
Edgar se mostrou muito feliz com a realização do evento no município, citou o prêmio de inclusão que Lins ganhou no ano passado e afirmou que embora a caminhada seja longa, a cidade de Lins já está avançando em questões de acessibilidade e inclusão social. “Uma cidade só será boa de verdade, quando ela for boa para todos”, afirmou.
Moda Inclusiva
O Concurso tem o propósito de fazer com que jovens estilistas lancem um novo olhar e soluções que facilitem o cotidiano da pessoa com deficiência. A par de trabalhar a autoestima e a autonomia que as pessoas adquirem quando encontram roupas onde conseguem se vestir sozinhas, com soluções que facilitem o seu dia a dia, com modelagens diferenciadas.
A Etapa realizada no município, contou com a participação de 9 pessoas, sendo apenas uma candidata de Lins. A realização que tinha o objetivo de r apresentar projetos de moda para pessoas com deficiências, teve Thaynara Maquilane Faustina Correa de Almeida, da cidade de Marília como grande vencedora. Seu projeto era de lingerie para deficientes visuais, onde as peças facilitariam a rotina através do tato e olfato. Em segundo lugar, ficou a linense Larissa de Abreu Cordeiro Conceição, que apresentou um trabalho idealizado por ela, de lenços pré-moldados para mulheres que perdem o cabelo decorrente a quimioterapia. Em terceiro lugar ficou Talita Benetti Nascimento, de Bauru.