16 JUN 2016
Conselho do Idoso realiza reunião ordinária para discutir projetos

No dia 8 de junho, os membros do Conselho Municipal do Idoso de Lins, se reuniram para discutir ações que serão realizadas nos próximos meses. Na pauta da reunião, estava o calendário de fiscalização, bem como as visitas já realizadas nas instituições linenses para o público idoso, o planejamento da Semana do Idoso, a produção de material informativo para a população, o andamento do projeto Envelhecimento Ativo e abertura de editais para novos projetos.

O planejamento para a semana do idoso, que acontecerá no fim de setembro, em virtude do Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º de Outubro, com o apoio da Prefeitura Municipal, prosseguirá para os próximos meses e os conselheiros contam com o envolvimento da população para que os eventos sejam bem-sucedidos.

Conselho

Lins conta com seu Conselho Municipal do Idoso desde 1998, desde antes do estatuto, que surgiu apenas em 2003. O Conselho é um órgão colegiado formado por conselheiros titulares. Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. O Conselho é o responsável por formular e avaliar as condições de atendimento e proteção ao idoso no município.

A Presidente do Conselho Municipal do Idoso é Maria Zoraide Bragato, que está em seu terceiro mandato. A mais recente conquista do Conselho é o Projeto Envelhecimento Ativo, que tem como objetivo a prevenção de idosos contra riscos e vulnerabilidade, além de melhorar a qualidade de vida através de atividades lúdicas e inserção social.

As ações realizadas contam com profissionais como psicólogo, terapeuta ocupacional, artesões, assistente social, educador físico e monitores de recreação, que desenvolvem diversas atividades como atendimentos, passeios, bailes e atividades lúdicas, que acontecem em 4 horas de atividades diárias.